Pe. José Ivanildo é novo pároco e reitor do Santuário São José Operário

No dia 15 de janeiro, Padre José Ivanildo de Oliveira Melo tomou posse como novo pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano São José Operário, situado à Rua Visconde de Porto Alegre, n° 820, Centro, pertencente a Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios – Setor Centro Histórico. A celebração teve início às 18h e foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, concelebrada pelo Inspetor Salesiano na Amazônia, Pe. Jefferson Luís; pelo vigário da região episcopal Monsenhor Sabino Andrade; e demais presbíteros da Congregação Salesiana.

Essa é a segunda vez que Pe. Ivanildo assume a reitoria do Santuário, a primeira vez foi em 20 de janeiro de 2019, quando tomou posse sob a imposição de mãos de Dom Sergio Castrianni, o então arcebispo. O anúncio da segunda nomeação ocorreu durante a reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), que contou com a presença dos coordenadores, tesoureiros e secretários das Pastorais, Comunidades e Movimentos da comunidade paroquial. Com a nomeação, Pe. Ivanildo acolheu com espirito de alegria e responsabilidade.

“Recebo a nomeação para este serviço com alegria e com um claro sentimento de responsabilidade com as obrigações junto as dimensões do Santuário São José e daquele compromisso que recebemos como padre de pastorear o povo de Deus, de animar, de evangelizar, de manter a sinodalidade na comunidade e na Arquidiocese”

Pe. Ivanildo

Missão do novo Pároco-Reitor

Pe. Ivanildo terá a responsabilidade de coordenar diversas ações pastorais em um dos Santuários mais conhecidos da Arquidiocese de Manaus, que completa 75 anos de fundação em fevereiro, e possui 26 pastorais que desempenham um papel de evangelização na comunidade local e o oferecimento dos sacramentos, como Batismo, Matrimônio e Eucaristia. A igreja também é conhecida pela tradicional Novena da Bênção de São José, que ocorre todo dia 19 de cada mês, há 23 anos, sendo considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas e acolhe inúmeros fiéis de todas as zonas geográficas de Manaus.

“Eu me sinto agradecido por mais essa oportunidade de dar esses passos junto à comunidade, como mais um dos devotos de São José e assim redescobrir a importância de uma vida espiritual missionária, de uma catequese que inicie e permaneça na vida cristã, que fomente uma associação juvenil e promova o desenvolvimento social. O santuário já faz um pouco de tudo isso por meio dos projetos de educação, no atendimento psicológico, na distribuição de alimentos e em muitas outras coisas construídas ao longo desses 75 anos. Peço com muito respeito a permissão para caminhar com vocês e com o tempo tenho que certeza que vamos alinhar os passos e caminharemos com muita sinodalidade”

Pe. Ivanildo

Breve Histórico

Nascido 16/7/1983, o Pe. José Ivanildo é filho de José Melo e Creusa Maria, vem de uma família de sete irmãos. Iniciou a carreira salesiana em 2004, como aspirante salesiano na cidade de Ananindeua (PA). Veio a Manaus pela primeira vez em 2006 para dar início ao pré-noviciado e o noviciado foi realizado na cidade de Indápolis (MS) e a primeira profissão religiosa foi realizada em 2009 e, como salesiano trabalhou em vários lugares, como: São Gabriel da Cachoeira e Manicoré (AM), nos últimos quatro anos esteve em São Paulo estudando Teologia.

Foi ordenado presbítero no dia 09 de dezembro de 2017 na cidade de Ananindeua (PA) e, em 2018 foi lhe confiado o serviço de coordenador de pastoral da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), formador do aspirantado e membro da comunidade do Centro Salesiano de Formação (CESAF). Foi delegado Inspetorial de Comunicação (2018-2019), Pároco-reitor do Santuário Arquidiocesano São José – Centro em 2019 (Manaus – AM), Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana (2020), Secretário Inspetorial (2019-2021). Nos últimos anos, foi pároco na Paróquia São José Operário Leste em Manaus (2020-2022) e atualmente é conselheiro Inspetorial.

Colaboração: Andrew Ericles – Pascom Santuário São José Operário.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários