Inicia nesta quarta-feira, 11 de janeiro às 18h, o novenário em honra a São Sebastião. A programação faz parte dos festejos do padroeiro 2023 que tem como tema: ” São Sebastião, protetor contra a fome, a guerra e a peste.” E o lema: “Salva meu povo, eis o meu desejo”.
São Sebastião foi um soldado romano que professava a fé em Jesus Cristo. Por isso foi martirizado pelos companheiros do exército no tronco de uma laranjeira. Foi um grande pregador do evangelho e ajudava outras pessoas que eram perseguidas a também a professar a sua fé.
No estado do Amazonas, muitas comunidades têm o nome de São Sebastião. Especialmente nos interiores as festas são muito participativas e cheias de fé, destaca o responsável pela comunicação da Congregação dos Frades Menores Capucinhos, Frei Paulo Xavier.
“Uma tentativa cada vez mais de estarmos nessa caminhada, pedindo a vida, pedindo a solidariedade, a vivência profunda daquilo que o mártir São Sebastião representa em toda a nossa história da igreja e partircularmente toda a nossa realidade da Amazônia. Aqui em Manaus, temos a devoção ao nosso padroeiro”.
Frei Paulo Xavier
Ouça a matéria em áudio:
As celebrações e novenário acontecem sempre às 18h com a reza do terço. No dia 20, dia do padroeiro, a programação será especial com celebrações de hora em hora para os devotos e peregrinos. Missa às 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h, 16h e a tradicional procissão pelas ruas do centro com a imagem do santo, às 17h.
Seguida da procissão, a missa campal acontece no Largo de São Sebastião.
“É uma alegria a gente poder contar com a sua participação, com a sua presença, com a presença dos seus familiares e amigos. Venha, participe, vamos fazer uma grande caminhada de fé”.
Frei Paulo Xavier
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar