Setor Padre Pedro Vignola realiza a 12ª edição da Caminhada da Paz

“Santa Mãe de Deus fortaleça-nos na fraternidade e ajudai-nos a superar a fome”, esse foi o tema da 12° CAMINHADA DA PAZ, realizada na tarde deste domingo (1/1) no Setor Padre Pedro Vignola. O evento teve início por volta das 15h30, com concentração e acolhida realizada na Igreja São João Batista (A.M. São Paulo Apóstolo), localizada na Av. Tenente Roxana Bonessi, Conjunto Galileia.

A caminhada reuniu cerca de 400 pessoas e foi composta por três paradas, até chegar na Igreja Santa Mônica, situada à Rua Professor Manoel Belém, nº 765. Conjunto Manoa, Cidade Nova, onde foi realizada a missa campal, presidida por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, concelebrada pelos padres e diáconos pertencentes ao setor.

Em sua homilia, Dom José falou da importância de celebrar Maria Mãe da Igreja e Rainha da Paz e também sobre os grandes sonhos que queremos realizar no decorrer de um novo ano, cheio de paz e amor. Ao final da celebração, a comunidade fez um breve momento de agradecimento e homenagens ao bispo que no mês de fevereiro assume como o novo bispo da Diocese de Parintins.

“Uma das grandes lições que aprendemos na pandemia, foi que devemos nos unir, pois ninguém pode vencer os desafios sozinhos. Então, se queremos viver a Paz, temos que nos comprometer assim como fez Maria, dar a nossa resposta e assumir esse bom propósito de ser instrumentos da Paz e olharmos um para o outro lembrando que somos irmãos e filhos de Deus, desejos que as comunidades do nosso Setor, possam dar o testemunho realizando a vontade de Deus em todos os dias desse novo ano que se inicia hoje”

Dom José Albuquerque

Sobre a Caminhada da Paz

A primeira edição da caminhada pela Paz iniciou em 1° de janeiro de 2012 quando o padre Marquinho, na época pároco da Área Missionária São Lucas, teve a ideia de realizar esse evento após ver, no campo do Cruzeiro, algumas famílias e conhecidos acendendo velas e rezando pelos parentes que haviam morrido em acidente de trânsito (que tem matado bastante) ou por alguma forma de violência.

Dessa forma, em 1º de janeiro quando se celebra o dia mundial da Paz, todos os anos as nove áreas missionárias e uma paróquia do Setor Padre Pedro Vignola (antigo Setor 9), se reúnem com o objetivo de dar um grito pela PAZ e dizer um NÃO à todas as formas de violência contra a vida. Esse ano o percurso contou com três paradas:

1° Parada: Cultura da Paz, na fraternidade superando as violências;

2° Parada: Cultura da Paz, na fraternidade superando a fome (CF 2023)

3° Parada: Cultura da Paz, na fraternidade superando a violência contra a casa comum

O trajeto durou aproximadamente uma hora, sendo que é a primeira edição que a missa campal não foi realizada no campo do Memorial Amigos do Cruzeiro, como aconteceu em todas as Caminhadas passadas. De acordo com Edivaldo Moraes, coordenador leigo do Setor, a mudança ocorreu para tentar favorecer todas as áreas missionárias que compôem o setor, e a partir de agora, cada ano a Caminhada ocorrerá em uma área missionária diferente.

“Essa mudança no trajeto foi um proposta que recebemos em uma reunião do próprio setor, visto que é um evento setorial, achamos por melhor fazer de uma maneira que pudesse abranger os demais áreas missionárias também e a tendência é que a partir dos outros anos seja em um local diferente, pois é uma caminhada de Missão e todos precisam conhecer e caminhar”, explicou Edivaldo