Mensagem do Cardeal Leonardo Steiner sobre o falecimento do Papa Bento XVI

Queridos irmãos e irmãs,
Religiosas e religiosos,
Presbíteros e diáconos
Arquidiocese de Manaus

Paz e bem!

Papa Bento XVI foi um fiel seguidor de Jesus! Homem de Igreja! Eleito Papa aos 19 de abril de 2005, apresentou-se como “simples humilde trabalhador na vinha do Senhor”, sentindo-se “consolado pelo fato do Senhor saber trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes”. Ao renunciar despediu-se, agradecido, como “simples peregrino iniciando a etapa final de sua peregrinação nesta terra”, que terminou no dia de hoje.
As catequeses, os escritos permanecem como ensinamentos, como obra teológica e catequética de inspiração. Foi o Papa do amor! A Encíclica Deus caritas est, é um dos textos que acorda para a essência da vida humana, mas também da fé. Buscou apresentar os fundamentos da fé, especialmente ao retomar o mistério da encarnação e a fé como encontro. A sua afabilidade nos encontros permanece como sinal de sua personalidade, colegialidade e comunhão. Serviu à causa da paz, do ecumenismo, da dignidade da pessoa humana, na fidelidade ao Concílio Ecumênico Vaticano II.
Continuou a servir a Igreja como Papa Emérito estando em comunhão com Papa Francisco, oferecendo a sua vida pela Igreja.
Unidos a Papa Francisco, rezamos agradecidos pela vida e pelo ministério de Bento XVI e que ele seja recebido no amor da Trindade Santa.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo Metropolitano de Manaus

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários