Igreja Católica inicia novo ano litúrgico com o período do Advento

A Igreja Católica dá início a um novo ano litúrgico, o período inicia com o Advento. Tempo de espera e preparação para o nascimento de Jesus. O momento também é de reflexão e de recordar a vida neste tempo solene, de amor e perdão, da reunião familiar e da realização de boas ações.

Neste tempo todas as igrejas tem próximo ao altar a coroa do advento, que é composta por 4 velas nos seus cantos, presas aos ramos formando um círculo. As velas representam as várias etapas da salvação e anunciam o natal, destaca irmã Cidinha Batista da Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre.

O mais importante não é a cor das velas, e sim o gesto do acendimento. Com isso é reacendido no coração a chama da vigilância, da esperança, da alegria e do desejo pela vinda do salvador na humanidade.

Ouça a matéria em áudio:

No período natalino a montagem do presépio ganha destaque. As casas são enfeitas de luzes, as famílias se reúnem para celebrar. Para o agente pastoral da Paróquia Santa Rita, Gabriel Tomé.

No Angelus do último domingo, o Papa Francisco fez a seguinte reflexão:

“Se não percebermos sua vinda hoje, também estaremos despreparados quando ele vier no fim dos tempos. Irmãos e irmãs, permaneçamos vigilantes! Esperando que o Senhor venha, se aproxime de nós, porque Ele está aqui, espera. Prestemos atenção! Que a Virgem Santa, Mulher da expectativa, que percebeu a passagem de Deus na vida humilde e escondida de Nazaré e o acolheu em seu ventre, nos ajude neste caminho de estar atentos à espera do Senhor que está no meio de nós e passa.”

Papa Francisco

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários