Arquidiocese celebra a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil e Dia Nacional do Leigo(a) na Solenidade de Cristo Rei

A Arquidiocese de Manaus celebrou na manha deste domingo (20/11) a abertura do 3º Ano Vocacional, trazendo como tema “Vocação: Graça e Missão” e  lema “Corações ardentes, pés a caminho”, na acosião também foi celebrada a Solenidade de Cristo Rei do Universo e a comemoração do Dia Nacional do Cristão Leigo(a). A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, concelebrada pelo Pe. Zenildo Lima e Jardson Sampio e contou com a presença de várias congregações de religiosos e religiosas e representantes leigos de pastorais, grupos e movimentos da Arquidiocese.

“Com a celebração de hoje, desejamos dar início na nossa Arquidiocese, ao 3º Ano Vocacional, vamos durante esse ano todo refletir nas nossas comunidades e também pelos meios de comunicação, a vocação de cada um de nós na igreja e no reino de Deus. Cristo é o auge e o centro da nossa fé, é aquele que nos salvou e nos salva. Ele é a razão de todas as coisas, Ele é o princípio e o fim de tudo e por Ele tudo foi criado, todas as coisas Nele existem e por isso Ele é o servo que foi crucificado para nos salvar e por isso é o nosso Rei, Rei do Universo, aquele que cuida, que pastoreia e nos conduz”

Cardeal Leonardo Steiner ao dar as boas-vindas

Após esse momento, Dom Leonardo fez a aspersão da água benta na assembleia junto com os demais padres e diácono. Durante a homilia, o Cardeal comentou sobre a passagem do evangelho e como “na dor e no sofrimento” Jesus salvou toda a humanidade, libertando do pecado e da morte, pois “na Cruz se manifesta a realeza de Jesus e acontece a reconciliação do perdão, pois o reinado de Cristo é o reinado do amor e da esperança e temos que dar continuidade a este reinado onde existe harmonia e fraternidade”. Com relação ao dia dos leigos e leigas o Cardeal comentou:

“Hoje a igreja celebra no Brasil, o dia do leigo e leiga, mulheres e homens que pelo batismo participam do Reino que concede a filiação divina, leigos que ensinam a verdade da oração do Pai Nosso, que todos possam participar da plenitude do Reino, leigos e leigas que pedem o pão nosso para todas as mesas, pois nós como filhos e filhas, somos irmãos e irmãs e sinais da esperança de um mundo novo, que não se cansam de anunciar a verdade da dignidade de cada pessoa e de exercer a solidariedade com os descartados e abandonados por uma sociedade que cada vez mais exclui. Todos temos a vocação”

Cardeal Leonardo Steiner

Patrícia Cabral, Secretaria adjunta do CNLB e Assessoria do CNLB Manaus, falou em nome dos Cristãos leigos e leigas sobre a importância desse dia:

No Brasil desde, 1991 a Igreja dedica esse dia, ao Cristão Leigo e Leiga, nos fazendo recordar toda a organização da Ação Católica, que através do seu batismo atua em sua vocação a serviço do Reino nas pastorais, nos serviços, movimentos e organismos da igreja, principalmente no seio familiar e na sociedade.

Desta forma queremos agradecer a cada um de nós que pelo batismo e nos diversos ambientes e setores da Igreja e na sociedade temos testemunhado Jesus através de nossa vida. Que possamos cada vez animar nos irmãos e irmãs a terem corações ardentes e pés no caminho, sendo Sal da Terra e Luz no Mundo.

Patrícia Cabral