Fiéis celebram São Geraldo com procissão e missa presidida pelo Cardeal da Amazônia

“Com São Geraldo e São João Batista Scalabrini, celebremos a história e a missão na sinodalidade” esse foi o tema dos festejos do padroeiro da paróquia São Geraldo, situada à Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, Setor Parque Dez. A programação iniciou com o novenário realizado entre os dias 7 e 15 de outubro, já no dia do padroeiro,16 de outubro, as atividades começaram com a alvorada; terço de São Geraldo; café partilhado com a comunidade; missa solene às 9h com o Cardeal Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus; Procissão seguida da Santa Missa presidida pelo pároco, Marco Antônio Alves Ribeiro, concelebrada pelo vigário paroquial Pe. Martinus Deporasi Nato e logo após a celebração foi realizada a quermesse.

“Hoje estamos aqui para agradecer e louvar a Deus pelos 50 anos da paróquia, uma verdadeira caminhada que nos faz lembrar de todas as pessoas que ajudaram no início e nos ajudam até hoje, fazendo desta paróquia, que se tornou o encontro dos migrantes, um exemplo. Agradecer também não apenas por São Geraldo mas por agora também termos Dom Scalabrini santo da igreja, ele que foi aquele homem que se preocupou com os migrantes e todos que deixaram a sua terra em busca de outra terra sem perder suas raízes”, disse Cardeal Steiner durante a sua saudação de boas vindas.

Durante a homilia, Dom Leonardo falou como são profundos e significativos os textos lidos durante a celebração, onde Jesus usou parábolas para nos ensinar e duas figuras se destacam: uma é a pobre viúva que caminha em busca de justiça, e a outra figura é a do homem que deveria ser justo e deveria julgar segundo a lei. “O texto nos faz perceber o que significa perseverar e Jesus vem nos falar da perseverança na oração que é mantida com fé. Nós que somos filhos e filhas de Deus, temos que estar continuamente em oração, mesmo as vezes sem entender ou aceitar o modo como vida se apresenta, temos que ser igual Moises na colina, coma vara da oração”, disse o arcebispo.

Antes de concluir a homilia com foco em perseverar como ensinamento do dia do evangelho, o Cardeal da Amazônia também falou que a paróquia de São Geraldo é fruto da perseverança ao longo desses 50 anos.  “Se não tivessem perseverado no passado, teríamos hoje essa paróquia? Se não tivessem perseverado, a nossa paróquia hoje não seria sinal do acolhimento, do amor e da misericórdia. A fé pede de nós perseverança e a fé nos da força e ousadia, mas a fé é sobretudo a caridade que abre todos as portas. E é tão bom que hoje temos essa paróquia onde podemos louvar a agradecer a Deus pela canonização de Dom Scalabrini e pelos serviços prestados pelos nossos irmãos e irmãs Scalibrinianos que têm feito um serviço fantástico com nossos irmãos migrantes”, comentou Dom Leonardo.

Antes da benção final, o pároco apresentou as irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo que chegaram de Roma para fazer uma visita canônica aqui em Manaus e também fez um agradecimento todo especial a todas as equipes que ajudaram durante os festejos e finalizou agradecendo a presença ilustre do Cardeal da Amazônia. “Para nós é uma graça ter o Cardeal aqui em nossa comunidade, fechando esse conjunto de celebrações”, disse Pe. Marco. “Essa paróquia é motivo de louvor e ação de graças meus irmãos e irmãs, eu sou muito grato de termos em nossa Arquidiocese a presença das irmãs de Dom Scalabrini e dos filhos de Dom Scalabrini, mulheres e homens que não rejeitam o migrante”, concluiu o Cardeal.

Fotos colaboração: Pascom São Geraldo

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários