Arquidiocese de Manaus está na contagem regressiva para Assembleia Sinodal Arquidiocesana

A Arquidiocese de Manaus se prepara para viver um momento importante e histórico, será realizada no próximo final de semana a Assembleia Sinodal Arquidiocesana. Serão 3 dias de encontro com a participação de cerca de 280 representantes no Centro de Treinamento Maromba, localizado no bairro Chapada, zona centro-sul da capital.

A Assembleia Sinodal foi convocada em 9 março de 2021 pelo então Arcebispo Dom Leonardo Steiner, foi um longo processo de escuta das comunidades através dos encontros, rodas de conversas e reflexões.  A Coordenação de Pastoral elaborou oito subsídios para a escuta das famílias, comunidades rurais e ribeirinhas, povos indígenas, grupos eclesiais, presbíteros, diáconos permanentes, vida consagrada e laicato.

Messias Castro e Rita Floramar

Em 25 de agosto de 2021 a Arquidiocese lança um concurso para escolha do Hino da Assembleia Sinodal. O hino foi lançado na Festa de Corpus Christi, no dia 16 de junho. Ganharam o concurso, o casal Messias Castro e Rita Floramar, da Paróquia de Santa Luzia, do Bairro Presidente Vargas – Matinha. Nos meses de setembro, outubro e novembro de 2021, foram realizados círculos bíblicos com as famílias. Os demais grupos responderam às perguntas do seu subsídio, em específico e no decorrer da programação houveram encontros de partilha, seminários temáticos, definição da lista de delegados e elaboração do instrumento de trabalho.

Em 4 de setembro de 2022, a comissão organizadora da Assembleia Sinodal Arquidiocesana disponibilizou o instrumento de trabalho que será utilizado entre os dias 21,22 e 23 de outubro. O documento foi entregue para os representantes das paróquias, pastorais, serviços e movimento ao final da primeira Celebração Eucarística do Cardeal Arcebispo Dom Leonardo Steiner na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Sinodalidade significa “Caminhar juntos”, mas essa caminhada não inicia agora, é uma longa trajetória de Assembleias Pastorais Arquidiocesanas, (APA’s). Até aqui foram dez edições da APA. De maneira mais profunda a arquidiocese realiza a Assembleia Sinodal, fruto de um ano de escuta de todo o Povo de Deus.

O desejo de ouvir as nossas comunidades, como elas veem a Igreja Católica de Manaus, o que nós poderíamos encaminhar? Que sinodalidade? Quer dizer, estarmos todos a caminho. A Igreja de Manaus já tem esse costume, já tem essa tradição, através de suas assembleias, nós dessa vez tentamos, por isso acrescentamos, a expressão sinodal, ouvimos todas as comunidades e fizemos um trabalho. 

Cardeal Steiner

O Cardeal Steiner convida a Arquidiocese a firmar um compromisso de oração pela realização da Assembleia Sinodal Arquidiocesana.

A nossa querida Assembleia Sinodal Arquidiocesana, estamos percorrendo um caminho e nesse caminho, e nesse caminho teremos o momento da assembleia que acontecerá 21, 22 e 23 de outubro. Convidamos a todos para participar pela oração, acompanhar os delegados, as delegadas dos nossos setores. Será um momento importante para a nossa Arquidiocese. Venha, participe através da oração principalmente. E quem virá para participar, como representante, participe ativamente com alegria. Será um momento muito importante para depois continuarmos o caminho juntos. 

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Moura

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários