Paróquia Consoladora dos Aflitos recebe peregrinação da imagem de N. Sra. do Rosário

“Como mereço que a Mãe do meu Senhor venha me visitar? ” (Lc 1, 39 – 45)

Texto: João Marcelo; Leonardo Pinheiro e Pedro José, seminaristas da Prelazia de Itacoatiara

Num comentário único que nós, seminaristas da Prelazia de Itacoatiara, montamos para todas as celebrações da peregrinação, destacamos a seguinte frase: “A presença de Maria nas terras itacoatiarenses está nas origens de um povo que buscava a Mãe para chegar ao Filho”. A simplicidade catequética do povo da época, não tão diferente dos tempos atuais, é esta: deposita seus pedidos nas mãos de Nossa Senhora para que ela leve até seu filho Jesus, “eles não têm mais vinho” (Jo 2, 3). É a partir desta concepção que a devoção a Maria toma sentido. Eis o ponto de partida para a visita de Maria nas paróquias e árias missionárias em que fazemos pastoral. Além da Imagem representar para nós, seminaristas itacoatiarenses, um pedaço do nosso chão, da nossa fé e de nossa história, vimos a importância de partilhar esta devoção ao rosário com o povo de nossas paróquias, trazendo presente a imagem de nossa padroeira.
A Imagem do Rosário, trazida da Cúria Prelatícia que fica em Itacoatiara, fez sua primeira parada no Seminário Arquidiocesano São José, de Manaus, onde temos nossa formação para futuros padres. De forma solene e jubilosa, foi acolhida por todos os seminaristas e equipe formativa, tendo como programação a Santa Missa de envio da Imagem para nossas áreas pastorais. No corrente dia, a peregrinação deu continuidade na Área Missionária São Francisco das Chagas, sendo que a missa de acolhida foi na Comunidade Bom Pastor, Cidade Nova, que vivenciava o novenário do padroeiro da ária missionária. O povo, daquela ária, de forma simples, do jeito de Nossa Senhora, celebrou, honrosamente, a visita da Mãe Maria. Foi um dia de encontro, primeiro com o esposo, São José, depois com o padrinho da ecologia e aquele que adota a pobreza como vivência de santidade.
A peregrinação de Nossa Senhora do Rosário nas Áreas missionárias e Paróquias em Manaus onde os seminaristas de Itacoatiara fazem pastoral é uma propagação a devoção em honra a Padroeira da Prelazia de Itacoatiara. A Área Missionaria São Pedro Apostolo com muita alegria recebeu a nossa Senhora e, juntos rezamos com muita intensidade o rosário. O mais lindo foi a dedicação dos fieis em poder estar em sua presença e demonstrar o seu grande amor, sua felicidade em estar na companhia de nossa mãe. Um amor e um carinho tão grande, que em nenhum momento durante as orações no decorrer da peregrinação, Nossa Senhora não ficou sozinha. Foi um momento muito especial em que os fiéis puderam estar mais perto da Nossa Mãe e fazer suas orações e seus pedidos. Papa Francisco nos diz: Quando rezamos o rosário damos mais um passo a nossa meta que é o céu. Estar na presença de Nossa mãe sentimos alegria e proteção.
Nos dias 17 e 18 de setembro, a imagem peregrina se desloca para a Paróquia Cristo Libertador, Compensa I. A programação começou as 08h da manhã, acolhendo a imagem o Apostolado da Oração paroquial que se reunia na matriz para uma manhã de espiritualidade. O apostolado fez o translado da imagem para a comunidade Imaculado Coração de Maria. Esta comunidade, no dia seguinte, entregou a imagem para a Comunidade Matriz Cristo Libertador, que conduziu, após a celebração, para a comunidade São João Evangelista que, em carreata, conduziu-a para última comunidade, Nossa Senhora de Fátima, onde houve a missa paroquial de encerramento. Dois dias de experiências marcantes pelo envolvimento dos paroquianos, demonstrando um saudosismo a Mãe de Jesus. A programação montada abraçou todas as comunidades, que, de um jeito simples, festejaram a visita do Rosário. Nossa paróquia fez-se Isabel.
Neste último final de semana, a imagem esteve na Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, no bairro da Betânia, onde o povo de Deus que ali se encontra pudesse conhecer a história e o enorme valor religioso que a imagem do Rosário agrega ao povo da Prelazia de Itacoatiara. A imagem não significa apenas um simples símbolo cristão. A mesma é a representatividade de todo um povo que tem Maria como referência e modelo de seguimento a Jesus Cristo. A relação do povo itacoatiarente com a Mãe do Rosário é de um amor puro e incondicional, pois essa devoção representa o imenso amor dos filhos para com a mãe de Deus.
A visita ficou marcada por alguns momentos de devoção conduzidos exclusivamente pelo povo de Deus desta paróquia, que com muito amor e oração estiveram rezando e pedindo a intercessão de Maria do Rosário.
No domingo, dia 25, foi celebrada a Missa de encerramento da visita da imagem na paróquia, presidida pelo padre Zenildo Lima, reitor do seminário São José, que contou também com a presença dos Padres Rodrigo Barcelos e Lorenzo assim como os cinco seminaristas da prelazia de Itacoatiara que se encontram na Arquidiocese de Manaus.

Que Nossa Senhora do Rosário interceda por todos nós!

Fotos colaboração: Rosa Maria Santos

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários