49ª Assembleia Regional Norte1 da CNBB: Participação, Partilha e Sonhos em busca de uma Igreja Sinodal

De 19 a 22 de setembro acontece no Centro de Treinamento Maromba, a 49ª edição da Assembleia Regional Norte 1 (AM/RR) que esse ano traz como tema “Santarém Encarnação na realidade e Evangelização Libertadora: caminho de comunhão participação e missão”. A assembleia conta com 78 participantes entre bispos, coordenadores de pastoral, representantes dos povos indígenas e das pastorais em nível regional, provenientes das nove dioceses e prelazias.

De acordo com a Ir. Rose Bertoldo, Secretária Executiva do Regional Norte 1, essa é uma assembleia de estudo e avaliação. “Temos um número significativo de participantes depois de dois anos de pandemia e, a partir deste tempo, deu para perceber que de fato as diretrizes do Regional são a base para a realização dos planos das dioceses e prelazias. Essa é uma caminhada muito na dimensão da sinodalidade, de escuta e onde eu avalio como uma assembleia muito participativa, com muita partilha e sonho, onde estamos colocando em prática tudo aquilo que colocamos nas diretrizes da ultima assembleia”, comentou Ir. Rose.

A assembleia iniciou ao fim da tarde do dia 19h, com acolhida dos participantes, sobretudo de Dom Leonardo Steiner, agora como Cardeal da Amazônia e de Dom José Altevir da Silva, novo Bispo da Prelazia de Tefé, em sua primeira Assembleia que participa no Regional. Após o jantar a programação continuou com a apresentação e aprovação das pautas, além da apresentação do relatório da presidência, realizada por Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Bispo de Borba e Secretário do Regional, e a Ir. Rose Bertoldo, recolhendo o acontecido de outubro de 2021 a setembro de 2022.

No dia seguinte, após a celebração, programação começou com uma análise de conjuntura sociopolítica e econômica, tendo como assessor o professor da UFAM, Marcelo Seráfico. Na sequência, Dom Adolfo Zon, Bispo da Diocese de Alto Solimões, fez a analise de conjuntura eclesial. A tarde a assembleia continuou com a partilha das igrejas locais, pertencentes as nove dioeceses e prelazias presentes, narrando suas atividades realizadas, desafios e conquistas alcançadas e finalizou com o Reitor do Seminário São José, Pe. Zenildo Lima, falando sobre as diretrizes da ação evangelizadora, fazendo uma análise do que foi exposto anteriormente pelas igrejas do regional com base no Documento Santarém e no Sínodo sobre Sinodalidade.

A programação dos outros dias também conta com: a abordagem da 6ª Semana Social Brasileira, e questões relacionadas com a Comissão para a Amazônia, que tem como presidente o Cardeal Steiner; a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), e a Conferência Eclesial da Amazônia (REPAM), além do Congresso Missionário Nacional, que irá acontecer em Manaus em 2023, a experiência Missionária de Seminaristas, a ser realizada também em Manaus no próximo janeiro, o Decreto e Proteção de Menores e as conclusões da 59ª Nacional da CNBB.

Celebração de abertura

O Cardeal Arcebispo Dom Leonardo Steiner, presidiu a missa que deu início aos trabalhos do segundo dia da Assembleia, contando também com a participação dos seminaristas do Seminário São José, onde foi realizada a celebração. Antes de finalizar, Dom Leonardo foi presenteado pelas dioceses e prelazias, por alguns singelos presentes que representam a caminhada da igreja local, onde falou que a nomeação para o seu  cardinalato “não é uma questão pessoal, é mais um gesto do Papa Francisco em relação às nossas igrejas que estão na Amazônia”, comentou Cardeal Steiner.

Memória e Gratidão

O Documento Memória e Gratidão, é fruto do encontro dos 50 anos de Santarém, será base para implementar as diretrizes e ações evangelizadoras no Regional Norte1, segundo Dom Edson Damian, presidente do Regional, que insistiu na comunhão, participação e missão, como elementos fundantes da 49ª Assembleia, chamada a experimentar o trabalho do Espírito Santo, de baixo para cima.

Dom Edson destacou também a participação dos leigos, leigas e dos indígenas, para que eles tenham a palavra e a voz, pedindo que o Espírito Santo ilumine e conduza os participantes da Assembleia, ressaltando a Mensagem ao povo de Deus da 59ª Assembleia Geral CNBB, destacando elementos presentes no texto que devem levar à reflexão, bem como a partilha do estudo realizado em preparação para o Sínodo sobre sinodalidade que vieram das dioceses

Informações colaboração: www.cnbbnorte1.blogspot.com

Fotos colaboração: Ir. Rose Bertoldo

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários