Paróquia celebra festa da Exaltação da Santa Cruz com envio de Ministros e Ministras

A paróquia de Santa Cruz, localizada na Av. Constantinopla – conjunto Ajuricaba, pertencente ao Setor Alvorada da Região Episcopal N. Sra. dos Remédios, celebrou na noite desta quarta-feira (14/9), a Festa da Exaltação da Santa Cruz, o símbolo que manifesta para sempre e para todos, o amor infinito de Deus por cada um de nós. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo pároco, Pe Celso Ferreira e concelebrada pelo Pe. Paulo César Ferreira. Na ocasião também celebrado o envio e reenvio dos Ministros e Ministras Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucaristica e  do Culto da Palavra.

Dentro da igreja, a alegria era visível em todos os paroquianos provenientes das seis comunidades que compõe a paróquia que estavam felizes com a presença do agora Cardeal da Amazônia em sua primeira visita à paróquia após seu retorno do Vaticano e também seus novos Ministros serem enviados por ele. “Depois desses dias de preparação com o tríduo, para nós é uma grande alegria estarmos aqui reunidos para juntos celebrarmos a Festa da Exaltação da Santa Cruz com a presença do nosso Cardeal aqui conosco”, disse Pe. Celso ao dar as boas vindas.

Após esse momento, foi realizada a introdução da Santa Cruz sendo conduzida pelos Ministros da Eucaristia da paróquia. “Como é bom podermos celebrar esta noite a nossa cruz, que é a nossa padroeira e maior sinal da nossa fé, pois foi na Cruz que Cristo nos redimiu, foi na Cruz que fomos entregues aoi amor do pai e foi na Cruz que recebemos Maria como mãe. A Cruz é o sinal da nossa salvação e da nossa redenção, desejo que essa nossa paróquia e suas comunidades estejam sempre sob o sinal da Santa Cruz”, comentou Dom Leonardo.

Na homilia Dom Leonardo começou falando sobre um trecho da primeira leitura, ressaltando a cura interior quando nos livramos do pecado. “Estamos a celebrar o nosso padroeiro, nesse caso a padroeira Santa Cruz, e, no mundo que hoje vivemos é muito dificil compreendermos a Cruz, pois só queremos a felicidade e fazemos de tudo para não sentir dor, para não termos problemas e se desvia de tudo aquilo que pode impedir os desejos e sonhos. Só que quando nós reconhecemos as dificuldades, nós sabemos que existe chance de reconciliação e de harmonia, pois quando se reconhece a fraqueza o pecado cura e transforma”, disse.

Depois o Cardeal falou sobre a nossa Cruz cotidiana e o momento que cada um de nós passamos e, quando não sabemos mais para onde ir ou a quem chamar, é nos pés da Cruz que devemos orar. “Devemos fazer do sofrimento e da dor, um caminho para chegar ao Pai, e essas cruzes de cada dia vão como que abrindo os passos da liberdade e vão ajudando a compreender o significado do crer. Então, quando olharmos para Cruz possamos nos recordar que a Cruz nos salvou e não tenhamos medo de assumirmos nossas dores e dificuldade, olhemos sempre para a Cruz de Jesus, possamos lembrar que Cristo já nos deu a salvação”, comentou o Cardeal.

Após a homilia, o Cardeal Steiner deu início ao rito de envio e reenvio dos Ministros e Ministras. “Hoje, alguns irmãos e irmãs farão a renovação deste Ministério e esse é um momento importante onde estamos confiando a eles, um ministério de irem ao encontro na casa dos mais necessitados não apenas para distribuir a Comunhão, mas para também irem visitar àqueles que já não podem vir para as nossas celebrações”, comentou Dom Leonardo. Ao final da celebração, Pe. Celso agradeceu a todas pastorais, grupos e movimentos que ajudaram na realização do festejo e Dom Leonardo deu a benção final a todos  que participaram desta celebração que também comemorou os 46 anos da paróquia.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários