Papa Francisco pede abolição da Pena de Morte

A Rede Mundial de Oração do Papa lançou o vídeo da Intenção de Oração do Santo Padre para o mês de setembro. O pedido é sobre a Abolição da Pena de Morte, medida ainda aplicada em 55 países em vários continentes.  A santidade afirma que o ato não oferece justiça, mas encoraja a vingança.

“Cada dia mais pessoas em todo o mundo dizem não à pena de morte. Para a Igreja, isso é um sinal de esperança.”

Cerca de 170 estados já adotaram a Abolição da Pena de Morte. Do ponto de vista jurídico, a pena de morte já não é necessária, a sociedade pode combater o crime, sem privar o infrator de redimir-se.

Frei John Araújo, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos – OFM, destaca o diálogo entre os papas que antecederam o Papa Francisco, contra o uso da pena de morte. E destaca que em 2018 foi aprovado um novo parágrafo no catecismo em que condena o ato, além do compromisso da Igreja Católica para a abolição da pena.

Ouça a matéria em áudio: 

No vídeo o papa faz um apelo a esperança da vida, e convida os cristãos católicos a rezar e a se mobilizarem junto as associações e organizações na luta pelo fim da pena de morte.

“Não esqueçamos que, até ao último momento, uma pessoa pode converter-se e pode mudar. E, à luz do Evangelho, a pena de morte é inadmissível. O mandamento ‘não matarás’ refere-se tanto ao inocente como ao culpado. Apelo, pois, a todas as pessoas de boa vontade para que se mobilizem pelo fim da pena de morte em todo o mundo.” “Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo.”

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários