Devotos voltam a celebrar São Raimundo com procissão e missa campal

Neste dia 31 de agosto, devotos se reuniram para celebrar o dia de São Raimundo Nonato, padroeiro do bairro de mesmo nome. Animados pelo pároco, Pe. John Paul, os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas do bairro entoando louvores e fazendo suas orações. No decorrer do trajeto, pausas foram feitas em pontos importantes do bairro, como escolas, comércios, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e a Casa do Idoso São Vicente de Paulo, afetados pela pandemia em 2020 e 2021.

Os comunitários refletiram os momentos que a crise sanitária assolou a capital e pediram intercessão por aqueles que trabalham e dependem desses serviços. Quem não pode ir, aguardava na frente de casa. Com balões, faixas, e imagens, os moradores recebiam o padroeiro. Por onde o andor passava, gestos e expressões demonstravam a alegria de reviver tudo novamente. Afinal, essa é a primeira vez que uma procissão é realizada após mais de dois anos de pandemia.

Para a professora aposentada Rosenilda Passos, uma das antigas moradoras do bairro, esperança e fé resumem bem esse momento tão especial: “Sentimentos de esperança e a fé, porque nós cristãos somos mantidos pela nossa fé. A nossa fé é a nossa luz e nossa vida. A esperança nos trouxe um um momento muito remoto, um momento em que a gente já não acreditava mais e essa esperança surge e surge com vidas. Muitas perdas, muitas dores, muitas tristezas, muitas angústias, mas hoje a gente tem um comprometimento em oração por essas perdas, mas a gente tem o nosso sentimento de vida por essa grandíssima festa”, disse.

A Praça Ismael Benigno foi palco da celebração eucarística que foi presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Av. Silves), o padre Danival Lopes, concelebrada pelo padre John Paul, auxiliados pelo diácono Francisco Andrade. Durante a cerimônia, o padre Danival abençoou dezenas de garrafas com água benta que foi distribuído ao final da missa e antes da benção final, convidou os devotos chamados Raimundo (a) Nonato (a) para receberem a tradicional benção especial.

A alegria também estava estampado no rosto do padre Danival, que enfatizou sua felicidade em estar na festa e e concluiu que estar no meio do povo é testemunhar a Cristo:

“Vivenciar essa festa, de uma paróquia tão tradicional na cidade e que volta a viver a felicidade de festejar em público depois de dois anos de pandemia, primeiramente, é uma alegria muito grande estar junto com o povo, celebrando a fé, celebrando a alegria do povo. Realmente a festa de São Raimundo é o momento de animação para todos os devotos, mas acima de tudo retornar a viver a vida da comunidade que nos ajuda a testemunhar o Cristo ressuscitado”, concluiu o presbítero.

O tema das festividades desse ano foi “Com São Raimundo Nonato, vivemos em unidade e fraternidade”, atrelado sob o lema “Cristo vive! Somos testemunhas.” A frente da paróquia há um pouco mais de um ano, padre John comentou um pouco sobre os festejos de uma paróquia que recentemente completou 80 anos de evangelização.

“O bairro é tradicional, a paróquia também tem essa tradição e, por isso, tem muitos devotos e devotas de São Raimundo Nonato que sempre vem pra essa celebração linda e maravilhosa. O povo façam questão de unir neste momento de celebração e celebrar uma ação de graças, agradecendo ao Senhor. Começamos no dia 7 de agosto e tivemos o uma programação pro mês todo, rezando nas famílias que a Paróquia São Raimundo Nonato hoje está dirigido em 24 pequenas comunidades, onde as elas se reuniram também preparando para este grande evento”, comentou o pároco.

O coordenador paroquial, Edgar Netto, fala em gratidão pela volta das festividades com a presença do povo, ainda mais após o triste que  foi a pandemia.

“O sentimento é de gratidão. Diante do momento em que a gente vivenciou, tão difícil na nossa sociedade por conta da pandemia, mas em Jesus Cristo, a gente costuma celebrar a ressurreição. A gente vivencia a ressurreição cotidianamente e essa festa pra gente tem um significado por conta desse cunho pascal, desse sentimento da gente voltar. Então, a gente se reveste de gratidão e uma das músicas de São Raimundo fala sobre gratidão relação ao amor que Deus manifesta pra gente cotidianamente”, finalizou o coordenador.

A programação seguiu com o arraial e a apresentação de Júnior Rodrigues & Banda. No próximo sábado, dia 3/9, será realizado o Super Bingão Eletrônico, fechando oficialmente a programação dos festejos em 2022. O local será a Praça Ismael Benigno, em frente à igreja.

Texto: Natan D’Almeida

Fotos: Luiz Lima e PASCOM da Paróquia São Raimundo Nonato