59ª Assembleia Geral da CNBB tem início em Aparecida

O episcopado brasileiro se reúne desde a noite deste domingo, 28 de agosto, até a próxima sexta-feira, 2 de setembro, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), para a realização da 59ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática central é “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”. O evento conta com a presença de 292 (266 presenciais) bispos de todo o país unidos para a reflexão e oração, entre eles se encontram os bispos auxiliares da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, além do diácono Francisco Pontes Filho, presidente da Comissão do Diaconato Permanente. Até o final da semana, o Cardeal Arcebispo Dom Leonardo Steiner, deverá se juntar a comitiva de Manaus, pois ainda se encontra no Vaticano participando de uma programação dos novos cardeais com o santo padre, Papa Francisco.

A missa de abertura realizada na noite de domingo no altar central da basílica e, na manhã desta segunda, após a cerimônia de abertura conduzida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, as atividades em plenário da tiveram início na manhã desta segunda-feira, com os bispos já realizando a primeira votação, onde foi aprovado o primeiro bloco referente à tradução da terceira edição típica do Missal Romano. Essa parte compreende as orações eucarísticas e as orações sobre o povo. Na ocasião também houve a elaboração de mensagens do episcopado brasileiro: uma direcionada ao povo brasileiro e a outra ao Papa Francisco.

Ainda no dia de hoje, as atividades da AG contaram ainda com uma análise da conjuntura eclesial, onde os formadores citaram a valorização dos leigos e leigas e a presença feminina no trabalho pastoral. No decorrer da semana ainda serão votados outros quatro temas prioritários e debatidos 14 temas diversos, que vão ser objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos e coadjutores que se encontram participando do evento , conforme explicou Dom Tadeu Canavarros.

“Esse ano a AG esta sendo realizada em duas etapas, já tivemos a virtual e agora estamos tendo a presencial e, o nosso principal tema são as diretrizes gerais da ação evangelizadora da igreja no Brasil, que pautam muito de nossas atividades pastorais, sobretudo em cada uma das igreja particulares ao longo de todo o Brasil, mas também existem outros temas muitos importantes que iremos debater, mas também vamos aproveitar esse momento próximo das eleições para refletir sobre os valores que devemos lutar para que realmente haja uma transformação social “, comentou o bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus.

Entre os outros temas citados por Dom Tadeu que serão debatidos estão:

• 18º Congresso Eucarístico Nacional
  • Análise de Conjuntura Eclesial
  • Análise de Conjuntura Social
  • Assuntos relacionados ao Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano)
  • Celebração dos 70 anos da CNBB
  • Assuntos relacionados ao Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais)
  • Comissão Especial para a Mineração e Ecologia Integral
  • Jornada Mundial da Juventude 2023
  • Campanha Junho Verde
  • Apresentação da nova marca da CNBB (Identidade Visual)
  • Pesquisa sobre  “Saúde Integral do Clero”