Festa do Seminário São José volta acontecer com a presença das comunidades

A tradicional festa do Seminário de São José, que acontece desde 1990, foi realizada neste último sábado (27/08), reunindo as paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus. O evento marca o retorno presencial da Festa das Comunidades, como também é conhecida, após dois anos sendo realizada de forma on-line ou semipresencial em virtude da pandemia causada pelo Covid-19. Além do arraial com diversas comidas típicas e brincadeiras, o público pôde prestigiar algumas apresentações musicais, participaram de um super bingão e também puderam conferir de perto a Feira Vocacional, que contou com a presença de várias congregações religiosas.

O evento começou às 19h, com paroquianos chegando a todo instante vindos praticamente de todos os setores da Arquidiocese de Manaus para usufruir de uma agradável noite de reencontros e confraternização cristã. Enquanto isso, a equipe de animação de cima do palco ia apresentando as atrações musicais e recepcionando as pessoas que chegavam sozinhas ou vindo em “caravana”. De acordo com o seminarista William Aragão, coordenador da equipe de organização do evento, o planejamento começou em junho. “Nós pensamos muito se faríamos presencial ou não, mas como graças a Deus a quantidade de casos diminuiu e a vacinação aumentou, nós decidimos fazer, visto que em 2020 aconteceu um live com a participação apenas das pessoas que fizeram a live e os seminaristas assistiram em suas pastorais, já em 2021 teve a live e a participação restrita aos benfeitores, formadores e familiares dos seminaristas. Esse ano quisemos voltar a fazer a festa das comunidades e não apenas dos seminaristas”, disse William.

Hoje o seminário conta com 42 seminaristas, 16 de Manaus e 26 do interior do Estado e também da diocese de Roraima, por isso que todo aquele que participa de forma direta e indireta, ajuda na formação dos novos padres. “Essa festa tem por objetivo reunir nossas comunidades para festejar, comemorar e se divertir, por isso que o encontro é o grande objetivo, ainda que exista a arrecadação financeira para a formação direta de novos padres (missão, congressos, formações de liturgia e comunicação, etc) e reformas na estrutura do seminário, por isso que quem compra o bingo e as guloseimas, ajuda a formar de fato padres no coração da Amazônia”, explicou William.

O evento contou com um espaço cultural, com o palco na quadra e as mesas em um só lugar como uma espécie de praça de alimentação, além também do espaço infantil e da área dedicada para a Feira Vocacional para que os movimentos e novas comunidades pudessem expor os seus carismas e trabalhar o tema da vocação. Com relação aos prêmios do bingão, todos foram comprados pelo próprio Seminário por meio das doações que o Seminário recebeu das paróquias e áreas missionárias, tendo como prêmios: Mil reais, um notebook, dois mil reais, uma Smart TV e três mil reais.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários