Pastoral da Pessoa Idosa realiza “Grito dos Excluídos” em defesa da dignidade dos idosos

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), realizou na manhã desta quarta-feira (24/08) o seu Grito dos Excluídos em prol dos direitos dos idosos que são esquecidos e invisíveis aos olhos da Sociedade e do Poder Publico. O evento reuniu agentes e líderes da pastoral que utilizaram o espaço do Coreto da Catedral de Manaus, para juntos dar um grito de basta nas injustiças e fazer suas reivindicações, entre elas:

-Hospital de referência para idosos; Casa Vida ou Casa de Passagem; Cadeiras de rodas automatizadas; Transporte públicos adaptados; remédios e fraldas; atendimento médico especializado; e respeito e direito a vida digna

O ato realizado pela PPI faz alusão ao Grito do Excluídos/as que é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil, desde 1995, ao longo da Semana da Pátria, sendo organizado pela a nivel nacional pela igreja católica e que esse ano, em sua 28º edição, tem como tema: Vida em Primeiro Lugar e lema “BRASIL: 200 anos de (In)dependência. Para quem?

Para a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral, Iara Lanza, esse foi um momento de reivindicar, pois “Quando nos deparamos com o descaso, a exclusão, enxergamos a invisibilidade da sociedade para essas pessoas que doaram sua juventude e saúde, com amor e dedicação, e hoje em dia esses que fizeram tanto, hoje vivem a margem do esquecimento”, declarou.

“Essa é uma causa que luta pela defesa da dignidade dos idosos, onde há muitos que apoiam mas as vezes a própria sociedade nos coloca barreiras e descriminações, eu também sou idoso e vivo as dificuldades de uma vida idosa, passo por isso eu acho importante se manifestar, pois o Papa Francisco coloca muitas vezes em pauta, para abrir os olhos da sociedade para essa parte significativa da população que são os idosos”, comentou o Pe. José Benedito Araújo de Castro, mais conhecido como Pe. Bené.