Pastoral da Sobriedade realiza formação no CEFAM para novos agentes

A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Manaus, realizou neste domingo (21/08) um encontro formativo para novos agentes da pastoral, tendo como objetivo a implementação, em novas paróquias, do grupo de auto-ajuda que atende a todas as pessoas, dependentes ou não, sendo uma resposta da igreja para todos àqueles que sofrem no flagelo da dependência química.

O encontro contou com a presença de 20 pessoas, incluindo a participação do Diácono Gilberto Saraiva, assessor eclesiástico da pastoral. Segundo a coordenadora Rosineide Souza da Silva, a pastoral é aberta para todos em geral que desejam conhecer o trabalho e funciona como um grupo de auto – ajuda que envolve família e dependentes químicos. “A pastoral chegou a estar presente em mais de 10 paróquias, hoje em dia está com apenas dois grupos atuantes e estamos fazendo esta formação para a implantação em novas paróquias, uma delas que já esta certa é a paróquia de São Pedro Apóstolo, em Petrópolis”, comentou.

De acordo com Rosineide, a pastoral propõe a sobriedade como novo estilo de vida, baseada na metodologia de Jesus Cristo Libertador e na Terapia do Amor. “A pastoral oferece um Programa de Vida Nova com os 12 passos estão nas diretrizes de evangelização da CNBB: Admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar. Esses são os passos vivenciados periodicamente para quem participa do organismo”, explicou.

Mais sobre a Pastoral

A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da igreja e existe no Brasil desde 1998, quando foi instituída em uma assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Arquidiocese de Manaus ela foi implantada em 2001, durante a Campanha da Fraternidade – Vidas Sim, Drogas Não!!

Tem como objetivo e missão, evangelizar pessoas com dependência química, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária.

Para quem deseja conhecer a Pastoral da Sobriedade e realizar a formação, entre em contato pelo telefone 99142-7475.