Paróquia Santíssima Trindade realiza lançamento de livro em memória ao Pe. Puga

Preservar a memória do Padre Puga e da Paróquia Santíssima Trindade. Esse é o principal objetivo do livro “Padre Sebastião Puga – A trajetória e o amor por uma Paróquia”, de Elisângela Maciel, lançado no último sábado, dia 20 de agosto. O prefácio da obra é de Dom Luiz Soares Vieira, Arcebispo Emérito de Manaus.

A solenidade de lançamento da biografia do Pe. Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa começou com uma missa em ação de graças na Paróquia Santíssima Trindade, localizada no bairro Japiim 1, onde o homenageado dedicou 32 anos de sua vida como sacerdote. O presidente da celebração foi o Padre Martin Laumann, atual pároco.

Após a celebração, familiares, amigos, paroquianos e representantes da Arquidiocese de Manaus participaram da cerimônia de lançamento no Salão Paroquial da Santíssima Trindade, sendo marcado com testemunhos, músicas e lágrimas.

Para a autora, esse momento foi de grande emoção. “Ele foi planejado para as pessoas que ali estavam, que caminharam com Pe. Puga e  junto a ele construíram a Paróquia. Então, foi um grande encontro, um grande ato de memória dele e de todos nós. Fiquei imensamente feliz com a presença de cada um. De modo especial agradeço ao Padre Martin, Monsenhor Sabino e aos padres Hudson Ribeiro, Orlando Barbosa e Danival Lopes que estavam presentes e acolheram com carinho este livro”, comentou Elisangela

Em agradecimento, Lúcia Puga (sobrinha) leu uma mensagem escrita pelo sobrinho do homenageado, Sylvio Puga (reitor da Ufam). “Era um homem voltado ao serviço da Igreja e dedicado à evangelização. Tinha na Catequese um olhar especial assim como ao Movimento Familiar Cristão (MFC). Apoiou a implantação da Renovação Carismática Católica (RCC) e sempre acolheu a todos! Fui testemunha até como sobrinho do seu amor à Paróquia da Santíssima Trindade e à comunidade do Japiim. Seu legado permanece e essa obra escrita com esmero e dedicação pela historiadora Elisangela Maciel, eterniza a sua atuação como presbítero da Arquidiocese de Manaus. Gratidão Nicanor e Marina Puga (in memorial) pelo dom da vida ao Sebastião Luis dos Santos Pulga Barbosa, o nosso inesquecível Padre Puga.”

A obra é dividida em 11 capítulos e conta a história de um homem que dedicou a maior parte da sua vida – 38 anos – à Igreja. O livro pode ser adquirido na secretaria paroquial, valor: R$ 50,00

“A história do padre Puga e sua trajetória pastoral significa para nós, paroquianos, gratidão por tudo que o ele construiu em nossa  paróquia. E quando falo “construiu” não me refiro apenas ao templo, mas a toda uma vida comunitária, baseada no acolhimento, valorização, formação, pastoreio, respeito e comunhão”, disse a Coordenadora de Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade, Elcimildes Saraiva.

Por fim, foi servido um coquetel e seguiu-se a sessão de autógrafos.

Viva o saudoso Pe. Puga!

Texto: Silvânia Lopes