Dom Tadeu preside cerimônia de Ordenação Diaconal de Richard Mutua, Missionários da Consolata

Na manhã deste domingo (14/8), Dom Tadeu Canavarros, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, presidiu a solenidade de ordenação diaconal transitória do seminarista Richard Mutua Wambua, do Instituto Missões Consolata (IMC). A celebração foi realizada na Comunidade Santa Bárbara, pertencente à Área Missionária Família de Nazaré – Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida – contando com a participação de padres Missionários da Consolata, além da presença de familiares e amigos que acompanharam de perto e de longe mais esse passo na caminhada vocacional do missionário queniano, que escolheu como lema diaconal “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio” João 20, 21.

Após a proclamação do Evangelho, o Pe. Júlio Caldeira, conselheiro da congregação dos Missionários da Consolata, apresentou o candidato ao bispo auxiliar para iniciar o rito de ordenação diaconal, que começou logo ao fim da homilia com o bispo interrogando o eleito sobre a sua disposição em servir e obedecer, depois continuou com a prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; recebimento do livro do Evangelho e entrega das vestes diaconais (estola e dalmática) e, neste momento, Dom Tadeu, em nome de toda a Igreja, acolhe o diácono Richard com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual os demais padres e diáconos presentes também acolhem o novo diácono.

Outro neste momento de grande emoção e importância foi o apresentar das ofertas, trazendo juntamente com o pão e vinho, alguns símbolos missionários e da vida do diácono Richard, para que ele seja inteiramente instrumento de serviço na construção permanente do Reino de Deus em nosso meio. Entre eles:

Quadro do Beato José Allamano: Fundador dos missionários e missionárias da Consolata. Os missionários e missionárias da Consolata estão realizando a missão em 4 continentes do mundo por causa da inciativa do Bem-aventurado José Allamano.

Quadro da Nossa Senhora da Consolata: É o modelo, protetora e guia dos missionários e missionários da Consolata em mais de 33 países. Ela é a inspiração para levar ao mundo a verdadeira consolação: Jesus Cristo.

Canoa amazônica: símbolo da missão dos missionários e missionárias nesta região a mais de 70 anos, vem carregando dentro dois importantes documentos de nossa vida missionária que são eles…

Diretório da oração: O primeiro dever como cristãos e missionários é sempre estar em comunhão com Deus através de oração. A espiritualidade missionária que deve construir o respiro da oração e da vida concreta.

As Constituições do Instituto Missões Consolata; Expressão da vontade de Deus em meio de santificação aos membros na vivência, testemunha e anúncio do Evangelho segundo o espírito do fundador.

Bandeira do Quênia; País do Richard. Foi o primeiro país em que os primeiros missionários da Consolata chegaram, em 1902, sinal do nosso chamamento para a missão e evangelização de todos os povos.

Bandeira do Brasil: Os missionários da Consolata chegaram em Brasil em 1937. Brasil e o país que acolheu Richard para realização dos estudos teológicos e a missão que ele realiza junto ao povo de Deus.

O Globo; Missionários e Missionárias da Consolata se consagram para à missão no mundo inteiro “além-fronteiras” para levar a verdadeira consolação: Jesus Cristo

Pão e vinho: Frutos do trabalho humano oferecidos como sacrifício memorial entre as primícias da terra, em sinal de reconhecimento ao Criador

“Foram muitas expectativas que me colocaram nesta caminhada que começou ainda lá no Quênia, e nesta vida encontrei muitas alegrias que são as graças de Deus que me deu forças para continuar e vencer os desafios, com muita oração e leitura da Palavra de Deus. Então, sendo o mês das vocações, é mais uma chamada aos jovens a refletir qual seria sua vocação e o que você deseja seguir na sua vida, pois sendo ordenado sei que estarei a serviço e rezando por todos que me acompanharam, da minha família e amigos”, disse o diácono Richard.

Histórico do Neo-Diácono

Richard Mutua Wambua nasceu no dia 18 de agosto de 1992 numa cidade que se chama Machakos, no leste do Quênia. Filho de Emmanuel Wambua Kangutui e Theresia Nhenya Ndunda. Richard é o primogênito de uma família de seis filhos (três homens e três mulheres). Iniciou o ensino fundamental em Mekilingi Primary School em 1999.

Ao terminar entrou no ensino médio, Kathiani Boys’ High School em 2008 e concluiu em 2011. Após de concluir o ensino médio Richard ajudava seu pai no trabalho enquanto estudava informática. Nesse período, continuou a se dedicar na igreja onde participava da liderança dos jovens desde o seu ensino médio.

A sua vida da fé começou na infância e ascendeu no ensino médio onde sentiu inflamar o desejo de seguir a vida de Cristo na vida religiosa. Isso se deu após um encontro de animação feito na sua escola por um seminarista missionário da Consolata (Felix Mulwa – agora padre). Recebeu grande apoio dos familiares, amigos e povo de Deus da paroquia que o ajudou a crescer mais no seu desejo de servir Deus na vida religiosa.

No ano 2012, Richard ingressou no Instituto Missões Consolata, fazendo o propedêutico em Nyeri (Quênia). Cursou filosofia de 2013 a 2016 em Nairóbi (capital do Quênia). Realizou o noviciado em Sagana (Quênia) entre 2016 e 2017, fazendo sua primeira profissão religiosa no dia 08 de julho de 2017. Ao terminar o noviciado foi destinado para o seminário João Batista Bisio, São Paulo, onde realizou seus estudos Teológicos na Pontifícia universidade Católica entre 2018 e 2021.

Ao concluir os estudos, Richard foi enviado para o noviciado (São Oscar Romero) em Manaus e Área Missionária Família de Nazaré, para realizar uma experiência pastoral, que se concretiza hoje com sua ordenação diaconal para servir a Deus através da Igreja.

Confira o registro fotográfico completo, colaboração Perezes Júnior, clicando em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=613083390229449&id=100045833796700

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid028UEX4DTABKUyFsCQ9R74fpMJympxtKhEAWZao4mxhwnHky1p475pQNnhcKkRzyPxl&id=100027680267832

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários