“Amor familiar, Vocação e Caminho de Santidade”, esse é o tema deste ano da Semana Nacional da Família (SNF), que teve sua abertura realizada na noite desta sexta-feira (12/08), com celebrações realizadas às 19h30 simultaneamente nas três Regiões Episcopais da Arquidiocese de Manaus. A missa faz parte da programação realizada anualmente pela Pastoral Familiar, promovendo essa atividade a nível nacional, tendo como objetivo fortalecer os laços familiares, por meios de temas atuais, momentos de espiritualidade e partilha.
A SNF também procura aproximar o modelo da Sagrada Família às nossas famílias, daí a importância da realização dessa vasta programação, dividida nas três Regiões da Arquidiocese, onde o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, presidiu a celebração realizada na Paróquia São Geraldo, localizada na Av. Constantino Nery, pertencente à Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, composta por cinco setores.
Dom José Albuquerque, Bispo Auxiliar e Vigário Episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, composta por três setores, presidiu a celebração de abertura na Paróquia São Bento, localizada no Bairro da Cidade Nova. Na Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, composta por cinco setores, a celebração ocorreu na Área Missionária Santa Maria Goretti – bairro Jorge Teixeira, sendo presidida pelo Bispo Auxiliar e Vigário Episcopal da Região, Dom Tadeu Canavarros, e demais padres dos setores.
A SNF começou com a abertura dia 12 e encerra no dia 21, com o X Fórum das Famílias, a ser realizado no Colégio Auxiliadora de 8h às 17h, tendo como formadores o Pe. Edwin Casadiego, vindo de Salvador (BA), falando sobre Vocação, Caminho e Santidade, pela parte da manhã e, a tarde, será a vez do pároco da Catedral Metropolitana de Manaus, Pe. Hudson Ribeiro com a palestra sobre o Amor Familiar. “Durante a semana a programação fica a cargo da Pastoral Familiar das paróquias e áreas missionárias, com várias atividades, encerrando com o Fórum das Famílias”, explicou Francisco Nascimento, Coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese.
Mensagem dos bispos
“Nós, no mês de agosto, mês das vocações, vamos recordar a vocação matrimonial, que é a família, essa célula tão importante na vida de todo o ser humano e também para a verdadeira igreja doméstica que faz o chamado à paternidade, maternidade e geração dos filhos. Nessa celebração de abertura, queremos bem dizer e louvar a Deus por todas as nossas famílias e pedir pela pastoral familiar da nossa Arquidiocese, que ajudam aos casais e às famílias a terem esse início de caminhada, pois é só o amor que nos realiza, por isso não devemos também esquecer das periferias e das comunidades ribeirinhas, para que seja uma pastoral fecunda, acolhedora e que acompanhe nossas famílias nesses processos de trilhar o caminho da maturidade na fé e santidade”, disse Dom Leonardo.
“Hoje queremos louvar a Deus por tudo aquilo que a Pastoral Familiar realiza em nossas comunidades e em nossas paróquias. Agradecemos a presença da coordenação desta pastoral que hoje se faz presente celebrando a abertura nas três Regiões. Esperamos que nossas equipes da pastoral familiar também sejam equipes missionárias e assim possam ajudar naquelas paróquias e áreas missionárias que ainda não tem grupo formado, nós precisamos de pessoas corajosas e dispostas para implantar nas comunidades que precisam e isso todos os padres vão apoiar, pois todos são chamados a colaborar para termos famílias que vivam a fé, o amor e deem esse testemunho Cristão ajudando os casais que estão em crises e famílias que vivem verdadeiras guerras dentro de casa”, comentou Dom José.
Fotos colaboração: Pascom das Regiões Episcopais