Arquidiocese de Manaus recebe Gutemberg Gonçalves como novo sacerdote

Foi realizada na manhã deste sábado, (06/08), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, a Ordenação Presbiteral do Diácono Gutemberg Gonçalves Pinto, como novo sacerdote da Arquidiocese de Manaus. Foi uma celebração muito emocionante onde o neo-sacerdote recebeu o sacramento da ordem pela imposição das mãos do Arcerbispo, Dom Leonardo Steiner. Na ocasião estiveram presentes o clero arquidiocesano, amigos provenientes dos locais por onde já atuou e familiares, incluindo sua mãe, Dona Idalina Gonçalves Pinto, que não escondia a emoção e a alegria de ver seu filho caçula realizar um sonho de criança de se tornar padre.

Após a leitura do histórico deu-se início a procissão de entrada, depois da aclamação do Evangelho, Pe. Zenildo Lima, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José, apresentou o candidato à Dom Leonardo, para iniciar o rito de ordenação presbiteral, que começa após a homilia e é marcado pela prostração do candidato; ladainha de todos os santos, oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais (que usará como sinal visível de seu ministério a estola e a casula), que foi trazidas por sua mãe, Idalina, e entregues ao Pe. Anderson Pinto ajudá-lo a se paramentar.

Na sequência arcebispo ungiu as mãos do neo sacerdote com o óleo do Santo Crisma. Suas mãos ungidas serão para a Igreja instrumentos de santificação. Dona Idalina, recebeu a primeira benção sacerdotal após desatar às mãos do Pe. Gutemberg que em seguida apresentou as mãos sacerdotais ungidas ao povo de Deus na assembleia. Depois Pe. Gutemberg recebeu das mãos do Arcebispo o Pão e o vinho a serem apresentados no sacrifício em favor do povo. O rito finalizou com Dom Leonardo acolhendo o Pe. Gutemberg Gonçalves com o abraço da paz. Em seguida, os demais presbíteros presentes fazem o mesmo, em sinal de sua recepção no presbitério.

Breve biografia do novo padre

Nasceu na comunidade ribeirinha de Porto Braga, Uarini-Am. Filho de Dona Idalina Gonçalves Pinto e Eloi Nunes Pinto. Filho caçula, desde criança brincava de ser padre com seus colegas. Às vezes o povo se reunia em sua casa para participar desta “brincadeira”. Fez o Crisma, participou do grupo de Jovens JAPS (Jovens Amigos Para Sempre) na comunidade São Mateus Zumbi II. Após a morte de sua Irmã, resolveu ir para Uarini, onde trabalhou na Paróquia Divino Espírito Santo, atuando na Liturgia, Agente de pastoral da pessoa Idosa, coordenador da catequese, Agente do Dizimo, Assessor da PJ, pastoral vocacional chegando a ser coordenador Paroquial.

Em Tefé cursou Teologia Pastoral.  No campo social, foi professor, trabalhou na Secretaria de Ação Social, foi eleito Conselheiro Tutelar, renunciando para estudar. Voltando para Manaus fez sua Graduação em Letras Língua Portuguesa e pós-graduando em Linguística.  Ajudou o Padre Nelson na área missionária como ministro da Palavra, depois foi trabalhar na comunidade Santo Expedito na Área Missionária Santa Helena. A pedido de Dom Sergio Castriani foi para o sul fazer uma experiência missionária na Diocese de Osório, Paróquia Senhor Bom Jesus. Voltou à Arquidiocese onde iniciou o processor formativo. Ordenado Diácono no dia 11 de dezembro de 2021 na Paróquia São Pedro Apóstolo – Petrópolis.

Ouça a matéria e áudio:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar