Pastoral do Batismo realiza formação na Região Episcopal N. Sra. dos Remédios

Com o tema “História do Batismo, da origem até nossos dias”, foi realizado na manhã deste domingo (07/08), na Paróquia Cristo Redentor, localizada no bairro do Alvorada 3,  o Encontro Formativo da Pastoral do Batismo da Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, tendo como formador o Pe. Amarildo Luciano (CSsR). O encontrão reuniu aproximadamente 120 agentes provenientes de quatro dos cinco setores que compõe a Região Episcopal.

O encontro começou com o café da manhã compartilhado no centro pastoral, onde os agentes de outros setores puderam conversar e fazer sua primeira troca de experiência, rever amigos e conhecidos depois de um período de ausência das formações presenciais em virtude da pandemia. Logo na sequência, o encontro teve início com um momento de acolhida, oração, reflexão e cantos e, por volta das 9h, Pe. Amarildo, de forma alegre e descontraída, iniciou sua formação.

Durante a palestra, Pe. Amarildo misturou trechos da bíblia referente ao batismo, com fatos reais vividos por ele, tornando a experiência muito mais imersiva ao mesmo tempo que completava os trechos que ele narrava proveniente da Palavra do Senhor. A assembleia se mostrou muito participativa, interagindo com perguntas e tirando dúvidas, onde ao mesmo tempo que aprendiam, também se divertiam, tornando a formação prazerosa e nem um pouco cansativa.

“A Pastoral do Batismo é uma pastoral de acolhida de novos cristãos na igreja e esse momento de formação, com o encontro de várias comunidades nesta manha de domingo, torna uma pastoral de conjunto e a igreja preza pela pastoral de comunhão. Na formação nós recordamos o batismo de Jesus e o batismo confiado à igreja, para que ministre para os novos fiéis, para fazer discípulos e para a salvação, com ênfase na caridade pastoral, salientando a importância da pastoral nas paróquias e comunidades, sabendo acolher e ajudar a todos as pessoas que procuram esse sacramento, disse Pe. Amarildo.

De acordo com Socorro Lopes, coordenadora da Pastoral do Batismo, o encontro foi muito positivo, a paróquia foi muito acolhedora e a assessoria de Pe. Amarildo é algo impagável, partilhando conhecimento de forma muito envolvente. “Nossa gratidão ao Pe. Amarildo não tem preço, ele deu um show fazendo uma retrospectiva do batismo, desde o batizado de Jesus até a atualidade, envolvendo as mudanças que ocorreram com o passar dos anos. Os agentes participaram com alegria e a paróquia Cristo Redentor do Pe. Carmelo, foi um local muito acolhedor que todos gostaram”, avaliou a coordenadora.