Pastoral Familiar organiza o 1º Encontro de Viúvos e Viúvas na paróquia N. Sra. Consoladora dos Aflitos

Na manhã deste domingo, dia 7 de agosto, foi realizado o 1º Encontro de Viúvos e Viúvas da Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, pertencente a Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes e Setor Maria Mãe da Igreja, organizada pela Pastoral Familiar juntamente com o pároco  Pe. Rodrigo Barcelos. O encontro iniciou com missa, seguido de um delicioso café da manhã e contou com apoio dos Seminaristas Rolisson Afonso e Leonardo Pinheiro, além da presença dos jovens que realizaram dinâmicas para envolver os participantes com o tema do encontro.

No primeiro momento os jovens buscaram fazer uma interação geral com os participantes do encontro, ao mesmo tempo em que apresentaram uma mensagem à luz da ressurreição de Jesus como elemento primordial de fé e amor e esperança na vida eterna. O Padre Rodrigo Barcelos introduziu-os à reflexão bíblica, por meio da experiência da Profetiza Ana que havia compartilhado a relação conjugal com seu marido por sete anos e em seguida ficou viúva, mas após a fragilidade da perda continuo a servir o templo com jejum oração e dedicação. (Lc 2, 36-38)

Após o momento de escuta, reflexão e oração, houve uma partilha com as viúvas, onde as mesmas compartilharam a experiência da perda do seu companheiro e como foi processo pós perda. Diante deste momento elas puderem expressar suas emoções e sentimentos para que pudessem ser ouvidas, mas também ajudar quem havia sofrido a perda recentemente.

O encontro concluiu com uma dinâmica de animação com balões organizada pelos jovens da paróquia e a oração final. O encontro foi encerrado com um sentimento de muita gratidão por parte dos participantes que relataram a alegria de serem lembrados pela comunidade e pelo Padre que ali se encontra presente no momento de dor e de continuidade mediante a perca do companheiro.

Texto: Seminarista Leonardo Pinheiro
Fotos: Rosa Maria Santos