Cáritas Arquidiocesana participa do 10º Fórum Social Pan Amazônico em Belém

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus, participou de 28 a 31 de julho, na faculdade Federal do Para (UFPA), do 10º Fórum Social Pan Amazônico (FOSPA), Belém – Capital da Resistencia Trincheira dos Povos – A abertura aconteceu com uma grande caminhada pelas ruas Central de Belém partindo das escadarias das Docas, milhares de pessoas, caracterizadas, com fachas trazendo suas reivindicações em defesa da Amazônia, pelo direitos de seus povos, cultura bioma, sendo visibilizado pela impressa local, redes sócias, portais etc. o FOSPA se desenvolveu a partir de várias mesas temáticas, Rodas de conversas plenárias.

A Caritas Brasileira trouxe para a mesa de discursão o “Bem Viver” jeito amazônicas de não conflito com a natureza das comunidades tracionais, é que o vínculo com a natureza está intimamente relacionado com a pratica de o bem viver com o uso dos recursos que a natureza nos oferece, por isso cuidam, por isso preservam. O ciclo do carbono ainda é desconhecido e não é suficiente para manter a floresta em pé é preciso fazer muito mais, um grande movimento para que a Europa não compre madeira vinda da Amazônia. Os grandes projetos para hidrelétricas, mineradoras, rodovias e ferrovias violam o processo de escuta dos povos e comunidades, segundo a Convenção n. 169 1989. OIT, os povos devem ser escutados primeiro.

A Amazônia é constantemente ameaçada pelas elites devoradoras dos territórios. O apoio solidário das organizações da Amazônia tem resistido a esses ataques e o espaço do FOSPA é importante para partilhar a organização políticas dos movimentos, discutir os modelos políticos, econômicos e socioculturais, articular temas globais e ambientais. A Caritas Arquidiocesana de Manaus, protagonizou dois momentos em parceria com os Regionais Norte 2 e Nordeste 3, o primeiro foi a tenda de lançamento do livro “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Amazonas e Pará” contribuições do Projeto Iça Ação e Proteção no Enfrentamento. O livro é resultado de pesquisa sobre entradas de criança e adolescentes vítimas de violências nos equipamentos públicos da rede de proteção do Estado e Municípios do Amazonas e Pará.

O segundo momento foi uma mesa sobre Direito das amazonidas crianças partilha de boas práticas, avanços e desafios das ações nos municípios abrangidos pelo projeto, dessa mesa surgiu como encaminhamento do FOSPA uma carta intitulada:  A ATIVIDADE DIREITOS AMAZONIDAS CRIANÇAS E NORDESTINOS CONDUZIDA PELA CÁRITAS BRASILEIRA Esta carta de intenções tem por objetivo convocar a todos os interessados a fazer um movimento de atuação em prol dos direitos e da proteção integral de crianças e adolescentes. A iniciativa surgiu da Caritas Brasileira Regional Norte II, Caritas Brasileiras Regional Nordestes 3 e Caritas Diocesana de Manaus

Esse manifesto surgiu a partir da atividade desenvolvida, no qual houve o momento de debate com os participantes, os quais trouxeram os seguintes desafios para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes:

• A fragilidade do fluxo da rede de proteção e a rotatividade de profissionais para o atendimento;
  • Ausência de recursos financeiros suficientes das ações de proteção;
  • A questão da impunidade no processo de responsabilização;
  • Enfrentamento da cultura de violência;
  • Falta de políticas públicas para migração;
  • Orçamento público nas três esferas de governo considerando a especificidades do fator amazônico e nordeste para a garantia de direitos, de forma integrada e intersetorial.
  • Políticas Públicas no setor socioprodutivo na visão da Economia Popular Solidária, fortalecimento da cultura territorial para o enfrentamento da vulnerabilidade social e geração de renda para as famílias em situação de violência sexual;
  • Que o Estado possa garantir o atendimento especializado às vítimas de violência sexual quanto ao atendimento da perícia médica, escuta especializada.
  • Convocar todas as instituições a denunciarem as violações de direitos.

Por: Diácono Afonso Brito

Fotos: Cáritas Arquidiocesana