Arquidiocese de Manaus

Equipes de Nossa Senhora celebram os 50 anos de atuação na Arquidiocese de Manaus

O Movimento Equipes de Nossa Senhora (ENS), celebrou neste último sábado (30/07), o Jubileu de Ouro dos 50 anos de existência na Arquidiocese de Manaus. A solenidade contou com uma vasta programação incluindo carreata, procissão luminosa, homenagens e missa campal realizada na quadra externa do Santuário São José, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, pelos bispos auxiliares, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros, e pelo bispo emérito Dom Mário Pasqualotto, além de vários sacerdotes que atuam como conselheiros espirituais em diversas equipes.

As ENS formam um único Movimento nos cinco continentes. Atualmente o Movimento conta com 65 Equipes em Manaus: 325 casais em média, 40 sacerdotes conselheiros espirituais, entre os bispos auxiliares;104 Equipes em toda a Região Norte I, com 578 casais, seis viúvos, 22 viúvas, 65 conselheiros espirituais. No Brasil, somente os Estados do Acre e Amapá não possuem Equipes de Nossa Senhora, ou seja, não há oficialmente a presença do Movimento nestes Estados.

Com toda essa organização, não e a toa que uma grande celebração estava sendo preparada como forma de gratidão e reconhecimento ao trabalho que começou há cinco décadas e hoje tem um legado que se espalhou pelos quatro cantos do planeta. “O carisma do movimento é viver a espiritualidade conjugal, é viver no amor e na alegria sobre as graças de Deus e do Espírito Santo, esse é o nosso objetivo maior e hoje estamos aqui, com o coração cheio de expectativas, pois desde dezembro estamos planejando essa festa e a emoção é muito grande”, comentou o casal de coordenadores regionais, Maria Conceição (Concinha) e Gláucio da Silva.

E a programação teve início com uma bonita carreta contando com a participação de mais de 50 veículos saindo da rua 10 de julho, ao lado do Teatro Amazonas, todos enfeitados com faixas, balões e cartazes, que saíram animados pelas ruas do centro da cidade rumo ao Santuário São José, fazendo uma breve passagem pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima antes de chegarem ao seu destino final, onde foram recebidos com muita alegria pelos casais que já se encontravam no local. A animação da Pré-Celebração foi realizada pelo Pe. Paulo César Ferreira.

Pe. Paulo, sempre muito sorridente e carismático, conduziu o momento ao lado do casal Márcia e Juarez Santos, começando a acolhida saudando os grupos que vieram e logo na sequência tivemos a entrada de alguns casais fazendo a procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora indo na frente. Logo em seguida aconteceu a oração da Ave Maria em LIBRAS, realizada pela Equipe 3ª – Nossa Senhora do Silêncio, um dos momentos de forte emoção em todos os presentes. Na sequência aconteceu o momento da Mistura das Águas, com a participação de casais de todos os setores, levando cuias com águas que foram depositadas num recipiente que na hora da celebração, foi aspergida pelos bispos na assembleia.

Um dos momentos mais emocionantes foi o das homenagens que começou com a leitura da história dos 50 anos das ENS em Manaus, tendo entrega de buquê no palco para  D. Nazareth Kaneco e Lucimeyre, representante da Dona Neuza, enquanto que no telão era exibido algumas fotos das Equipes mostrando um pouco das atividades realizada ao longo dos anos. A emoção continuou com o momento da entrega de flores para as(os) viúvas(os), onde todos foram convidados a darem um grande abraço fraternal. Na sequência o telão mostrou uma mensagem de Dom Moacir Arantes, a todos os casais das ENS de Manaus e da região norte.

Outra bonita homenagem mostrada no telão foi em alusão ao aniversário do Pe. Henry Caffarel, onde todos os casais presentes leram o oração do padre francês fundador do movimento das ENS em 25 de fevereiro de 1939. As homenagens continuaram trazendo a mensagem do casal Lu e Nelson, assim também como os agradecimentos às pessoas que fizeram parte do grupo de criação da logomarca e canção do jubileu. A Pré-celebração finalizou com a Oração Magnificat rezado em preparação à Celebração Eucarística que teve início por volta as 19h. “Queria agradecer a presença de todos neste momento de ação de graças e a todos que nos ajudaram nesta celebração, pois a gratidão é uma das coisas que pode modificar não só a vida conjugal, mas também a episcopal e presbiteral. E entre marido e mulher, sempre tem que ter um gesto e um olhar de gratidão, pois isso aquece e refaz os nossos caminhos, nossa fé e a nossa vida”, comentou Dom Leonardo

Mais sobre as ENS

Em Manaus, o Movimentos das ENS foi fundado em junho de 1972, em uma reunião pilotada por Malvina e Edgar, ocasião em que se considerou fundadas as Equipes de número 1 e 2, respectivamente, Nossa Senhora dos Remédios, e Nossa Senhora de Nazaré, que tinham como Conselheiro Espiritual o Pe. Luiz Kirchner. Na mesma ocasião foram eleitos Cybele e Antônio Augusto o Casal Responsável da Equipe 1 e Maria de Nazareth e Leonardo Kaneko, Casal Responsável da Equipe 2 .No decorrer dos anos algumas modificações   ocorreram na Equipe 1: saíram alguns casais e entraram outros trazendo um novo fôlego, ânimo e muitas alegrias.

Foram surgindo, também, novas Equipes, no princípio muito lentamente, porém, depois, com maior vigor. Hoje, o Movimento mostra a sua pujança, através da participação ativa dos casais que atuam tanto nas Pastorais da Arquidiocese, quanto nas suas próprias Paróquias, além da atividade individual de diversos casais. Graças ao esforço e entusiasmo de alguns casais equipistas, o Movimento foi levado para outras cidades, como Santarém, no Estado do Pará, além de Itacoatiara, Maués e Parintins, no Amazonas e Costa Marques, em Rondônia.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *