Arquidiocese de Manaus

Fraternidade e Fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB promove anualmente a Campanha da Fraternidade. Em cada ano é refletido um tema diferente de acordo com a atualidade. Os temas e cartazes são propostos sempre um ano antes da nova campanha. O tema: Fraternidade e Fome e lema: Dai-lhes vós mesmos de comer foram escolhidos para 2023.

O cartaz foi lançado nesta semana no site da CNBB e a identidade visual foi produzida por Luiz Lopes Júnior de Brasília – DF. A imagem apresenta o mapa do Brasil, mãos de homens e mulheres passando arroz e feijão, pois sabem que a solução da miséria não está no dinheiro, mas na convivência fraternal.

Ouça a matéria em áudio:  

 

Esta é a terceira vez que a Igreja Católica do Brasil apresenta a temática da fome. A primeira vez foi em 1975 com o tema: Fraternidade é repartir e o lema: Repartir o pão e em 1985 com o lema: Pão para quem tem fome. De acordo com a integrante da Comissão Organizadora da CF em Manaus, Patrícia Cabral, a pandemia caracterizou um grande aumento da fome e a igreja como parte da sociedade, promove mais uma vez discussões e ações para viabilizar este problema.

A fome atinge cerce de 33,11 milhões de brasileiros e causa danos irreversíveis na formação deste ser humano, como a pré-disposição para o surgimento de doenças não somente físicas, mas cognitivas e neurológicas. O Médico, Nutrólogo e Professor de Bioquímica Médica, Dr° Ellysson Abinader, destaca a fome como um grande desafio, especialmente para bebês e crianças.

Doutor Ellysson afirma que para viver é preciso um equilíbrio nutricional grande. É necessária atenção aos produtos oferecidos pela indústria, onde muitas vezes é enganoso.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar FM



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *