Arquidiocese de Manaus

Dia dos avós: Papa Francisco destaca idosos como mestres da ternura

Dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós, esta data foi escolhida pelo Papa Paulo VI (sexto) no século XX para homenagear os pais de Maria, chamados de Ana e Joaquim. Em 1584, o casal foi considerado santo pela vida casta, por decreto do Papa Gregório VIII.

O Papa Francisco tem sido insistente no que diz respeito aos idosos, afirmando que são tesouros da história e que não devem ser tratados como descarte. Em seu pedido de oração para o mês de julho, o pontífice destaca os idosos como mestres da ternura.

Não podemos falar da família, sem falar da importância que os idosos tem entre nós. Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade, mas não sabemos como viver essa nova etapa da vida, para a velhice há muitos planos de assistência e poucos projetos de vida.  

Com a pandemia do Covid – 19 a vida dos idosos ficou bem mais isolada.  Pela idade e os riscos de infecção serem altos, fez com que este público ficasse mais tempo em casa.  A Pastoral da Pessoa Idosa enfrentou muitos desafios nestes tempos, entre eles o da distância.

Segundo dados do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – CIPDI do Amazonas, os atendimentos de 2022 registraram 72 casos de negligência, 37 casos de agressão psicológica, 14 de ameaça verbal, 26 de abandono, 22 de agressão física, 60 de intimidação, 26 de vulnerabilidade, 38 de abuso financeiro,18 de maus tratos e 1 de violência sexual.

Ouça a matéria em áudio:

 

Estes números infelizmente tendem a subir até o próximo ano.  São casos frequentes e muito próximos de nós. É necessário atenção e observar os sinais.

“Rezemos pelos idosos, para que se tornem mestres da ternura, para que a sua experiência e sabedoria ajudem os mais jovens a olhar para o futuro com esperança e responsabilidade.”

Se souber de algum caso de violência contra o idoso, denuncie para a Delegacia Especializada de Crime contra o Idoso 3214-5800.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *