Arquidiocese de Manaus

Documento de Santarém 50 anos será lançado nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira uma Coletiva de Imprensa de lançamento do “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e profecia”, a atividade será realizada de 13h15 às 14h30 no Colégio Maristão em Brasília, e conta com a participação da Professora Doutora Márcia Maria de Oliveira da Universidade Federal de Roraima e nomeada perita do Sínodo para a Amazônia pelo Papa Francisco, Dom Leonardo Steiner – Arcebispo Metropolitano de Manaus, Maria Petronila Neto da Comissão Pastoral da Terra e Ir. Maria Inês Veira da Conferência dos Religiosos do Brasil.

O objetivo é apresentar as decisões sobre o documento elaborado durante o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia ocorrido em Santarém entre 6 e 9 de junho deste ano e quais indicações para a prática missionária no bioma.

Ouça a matéria em áudio:

 

O documento de evangelização da Amazônia fala de uma igreja encarnada, libertadora, e celebra meio século da realização do encontro da igreja na Amazônia legal, é revisitar os passos e destacar os frutos, um deles foi o Sínodo para a Amazônia, destaca Dom Leonardo Steiner.

A coletiva será em formato presencial e online, transmitida pelo facebook e youtube da Repam – Brasil.

 

Sobre o documento

Entre as prioridades aprovadas e propostas estão: a ordenação presbiteral dos diáconos permanentes, testemunhas qualificadas do matrimônio e o envolvimento dos presbíteros que deixaram o ministério; o fortalecimento das comunidades eclesiais de base; a implementação do ministério do catequista, ministério para o cuidado da Casa Comum, a proteção e a integração dos migrantes no território e a participação das mulheres na perspectiva de garantir sua dignidade e igualdade e viabilizar sua ordenação diaconal.

O documento destaca o início das ações missionárias da Igreja na Amazônia há 50 anos e apresenta as resoluções pontuais sobre a defesa dos direitos humanos, povos amazônicas e da natureza.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *