Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese de Manaus é representada em encontro nacional de formadores realizado em São Paulo

Na semana de 11 a 15 de julho, acontece em Guarulhos – São Paulo, a Semana de Atualização de Formadores, promovida pela Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB), da qual faz parte o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque. A Arquidiocese de Manaus esteve representada por Dom José e os padres Pedro Cavalcante e Manoel Rubson.  Neste ano, o evento está refletindo sobre a temática “A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral”, com a assessoria da Irmã Silvia Cristina Maria, psicóloga que integra o corpo docente da Escola para Formadores Jesus Mestre.

O evento acontece em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil e é de grande importância para toda Igreja no país, não apenas para formadores e seminaristas, mas também para todo o povo de Deus, como explicou nosso bispo auxiliar e referencial da OSIB, Dom José Albuquerque, em entrevista concedida à uma tv católica.

“Somos quase 140 formadores, reitores de seminários de todo o Brasil. E estamos retomando este ano dentro do programa de formação permanente para os nossos formadores, sempre trazendo temas relevantes para a formação dos presbíteros em nosso país.  O tema deste ano, está dentro da formação humana, pois é necessário a gente refletir sobre essa temática, muito mais agora, quando estamos retomando as atividades, após a pandemia. Então os formadores estão aqui sendo assessorados por uma psicóloga para refletir sobre como podemos melhorar no que diz respeito ao acompanhamento, aos cuidados com os nossos seminaristas. Nesse sentido, sempre em vista de uma saúde integral”, disse Dom José.

“Seja bispo, padre, diácono, consagrado religioso, nós somos seres humanos e a gente também vive diversas fases da nossa vida e dependendo do contexto, onde nós estamos, dos desafios da missão que recebemos, a gente precisa também se ajudar mutuamente. Então, o objetivo desse encontro é, antes de tudo, troca de experiências, ajudando com que os formadores do Brasil possam trazer presente tudo aquilo que está contido nas diretrizes da formação para o contexto de cada realidade”, explicou Dom José Albuquerque.

A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos. Atualmente, o bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus e o padre Jerônimo Batista de Araújo, da diocese de Caicó (RN) como presidente da Organização.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *