Paróquia Nossa Senhora das Mercês volta a realizar arraial julino de forma presencial

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, realizou, nas noites de sexta-feira (8/7) e sábado (9/7), o arraial julino. Essa é uma das primeiras iniciativas de atividades abertas a público desde o início da pandemia de Covid-19.

De acordo com o pároco, frei Rômulo Albuquerque, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, a iniciativa foi importante para que os paroquianos retornem aos hábitos de unidade já tradicionais da paróquia.

“Sabemos que ainda precisamos ter muito cuidado em relação à saúde, mas é bonito de ver o trabalho em comunidade, as pessoas trabalhando junto, superando desafios e fazendo o arraial acontecer. Queremos agradecer a todos que participaram e contribuíram para essa festa”, disse frei Rômulo.

A coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Fátima Santos, reuniu representantes das pastorais, equipes e movimentos em atividade na paróquia para realizar o arraial. “Com todos os cuidados em relação à saúde, devemos continuar realizando nossos eventos que tanto nos une e, ao mesmo tempo, evangeliza”, afirma.

Um dos presentes na festa e que fez parte da equipe de trabalho para fazer o arraial acontecer foi a pedagoga Ioná Fernandez, que também coordenadora da Pastoral da Catequese na paróquia. “Fizemos questão de colocar a barraca da pescaria, realizar a premiação da Rainha Caipira e ofertar pula-pula para que as crianças também pudessem se divertir bastante”, afirmou Ioná.

Um dos visitantes do arraial foi o desenvolvedor de software, Renato Pacheco Vieira, que levou a família, a esposa e os três filhos (um ainda no ventre da esposa, Rayana Vieira. “Faz pouco tempo que nos mudamos para o conjunto e é legal poder ter por perto uma comunidade que quer reunir com as pastorais. Que possa haver outros e outros arraiais e iniciativa da comunidade”, afirmou Renato.

Participaram do arraial, além do pároco, o frei Regildo Piedade e frei Pedro Martins, também da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Entre as equipes presentes, estavam Pastoral da Catequese, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Dízimo, Pastoral da Música, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Ministros da Comunhão, Coroinhas, Renovação Carismática Católica (RCC), Apostolado da Oração, Pastoral do Esporte e Pastoral da Pessoa Idosa.

Mercês – A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, pertence à Arquidiocese de Manaus, e está sob o governo dos Frades Menores Conventuais desde 2012.

Confira os horários de missa atualizados da paróquia: 19h nas terças, quintas-feiras e sextas-feiras; 07h às quartas-feiras; 17h aos sábados; e 7h30, 11h e 19h aos domingos.

A paróquia está situada à Rua Virgílio Freire, no conjunto Eldorado, nos altos da Praça do Carangueijo, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Contato da secretaria paroquial: (92) 3307-6888 (terça a sábado, das 10h às 20h).

Colaboração – Texto: Girlene Medeiros/ Pascom Mercês
Fotos: Mário Tayah/Pascom Mercês | Divulgação/Pascom Mercês
Legenda: Arraial da Paróquia Nossa Senhora das Mercês ocorreu na sexta-feira (8/7) e no sábado (9/7).