Arquidiocese de Manaus

Cartilhas para orientar a sociedade sobre a boa política e o voto consciente são lançadas na Arquidiocese de Manaus

Orientar os cidadãos e cidadãs de boa vontade sobre a importância do voto nas eleições de 2022 é o objetivo das cartilhas “Orientação Política 2022: A Política Melhor” e “Encantar a Política”, cujo lançamento em Manaus foi realizado na manhã do dia 9 de julho, no Auditório do Colégio Dom Bosco – Centro, com a presença de mais de 500 pessoas, dentre lideranças das comunidades e coordenações das diversas pastorais da Arquidiocese de Manaus.

As orientações políticas contidas nas cartilhas partem do pensamento do magistério da Igreja, especialmente da encíclica Fratelli Tutti, sobre a Fraternidade e Amizade Social, escrita pelo Papa Francisco.  Com isso, pretende-se recuperar conceito originário da Política e sua dignidade que se encontra a muito tempo ferida e corrompida por agentes públicos que a usam para benefício próprio e não para o bem comum.

Papa Francisco, na encíclica Fratelli Tutti, explica que a caridade está na boa política que deve sempre promover o bem comum a todos, em especial aos que mais necessitam, e exemplificou isso com muita clareza. “Ajudar um idoso a atravessar um rio é caridade primorosa; mas o político constrói-lhe uma ponte, e isto também é caridade. É caridade se alguém ajuda outra pessoa fornecendo-lhe comida, mas o político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que enobrece a sua ação política”, afirmou o Papa Francisco (Fratelli Tutti, n. 182).

Conforme Pe. Geraldo F. Bendaham, coordenador de pastoral e organizador do evento, este é um momento de alertar para a importância do voto consciente, especialmente neste ano de eleição, e de conhecer a boa política a fim de poder cobrar dos representantes eleitos ações e políticas públicas para o bem comum. “A Igreja está preocupada com a realidade brasileira, com o povo, sobretudo com os pobres. Como sabemos, a política é importante no exercício democrático. As duas cartilhas estão fundamentadas na encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. E nesse encontro queremos alargar o conceito de política, pois fazer política é uma forma de caridade, de amor, que transcende a política partidária. Distribuímos 200 cartilhas “Encantar a Política” e 1 mil exemplares da “Orientação Política 2022: A Política Melhor”, afirmou Pe. Geraldo.

Para Patrícia Cabral, leiga que atualmente compõe a presidência do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), “o caderno Encantar a Política foi criado para que entendamos a importância da participação da sociedade na construção de políticas públicas e principalmente entender que a política é a construção do bem comum para todos nós, de pensar uma política para o coletivo e não para o individualismo. Nesse sentido, foi criado este caderno para que a gente comece a perceber a política a partir dos evangelhos, do que a Palavra de Deus nos fala, e como Jesus nos ensinou a proporcionar vida e igualdade principalmente aos mais necessitados. A Ideia é promover a conscientização de que a política de fato é algo que se faz para a coletividade. Muitos materiais estão sendo criados para a divulgação de seu conteúdo nas redes sociais visando alcançar mais pessoas e para tirar o estigma de que a política é essa a politicagem que a gente vê, mas que na realidade ela tem um contexto próprio que é a visão do bem comum para o coletivo”, explicou Patrícia.

Momento formativo

Durante o lançamento houve um momento de reflexão sobre a boa política e o papel de cada cidadão para que esta seja colocada em prática para o bem de todos, com o bispos auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, seguida de uma palestra apresentando os principais pontos da cartilha Encantar a Política, proferida pela professora Conceição Silva e o padre Alcimar Araújo, e finalizada com uma reflexão sobre o contexto político atual com o sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas, Marcelo Seráfico. Ao final, houve uma breve apresentação sobre a importância do Voto Consciente com o promotor de justiça e membro do Comitê de Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois, Flavio Silveira.

Sobre as Cartilhas

Cartilha de Orientação Política 2022: A política melhor  –  A igreja católica, por meio do Regional da CNBB Sul 2, também produziu um material para melhor orientar os cidadãos a respeito do voto nas eleições  que acontecerão nos dias 2 e 30 de outubro, em que os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Desde o ano de 2008, ininterruptamente, foram publicadas cartilhas nos anos eleitorais. Essa foi uma iniciativa que partiu do episcopado paranaense, após um longo debate e discernimento, durante uma assembleia que aconteceu em setembro de 2007, visando sempre orientar a respeito da uma boa escolha dos governantes visando o bem comum.

A Cartilha de Orientação Política divide-se em três blocos: 1. A Igreja e a Política; 2. As eleições Gerais de 2022; e 3. A política em favor da vida integral.    Os interessados em obter um exemplar devem entrar neste link https://cnbbs2.org.br/produtos/pedidos/

Cartilha Encantar a Política – Esta publicação é fruto do trabalho entre o Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), em conjunto com uma rede de organizações, serviços, pastorais sociais e organismos da Igreja, Rede Brasileira de Fé e Política.  É um projeto que retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco “Laudato Sí” e “Fratelli Tutti”, e da Exortação Apostólica pós-sinodal “Alegria do Evangelho” que tratam a Política como decorrência ética do mandamento do amor, assumindo-a no sentido mais profundo da palavra. É um projeto que busca aplicar os ensinamentos do Papa Francisco à nossa realidade atual. Tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e destina-se especialmente a pessoas atuantes nas comunidades e paróquias, como animadoras e animadores de celebrações, catequistas, ministras e ministros da Palavra, participantes de grupos e movimentos, e agentes de pastoral em geral.

A versão digital da cartilha pode ser acessada através do link https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Cartilha-Encantar-a-Politica.pdf

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *