Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese lança as cartilhas ‘Melhor Política’ e ‘Encantar a Política’

A Arquidiocese de Manaus promove neste sábado (9/7), às 9h, no Auditório do Colégio Dom Bosco – Centro, o encontro com suas lideranças para o lançamento local das Cartilhas “Melhor Política” e “Encantar a Política”, cujo objetivo é orientar os cidadãos e cidadãs de boa vontade sobre o voto nas eleições de 2022.

As orientações políticas contidas nas cartilhas partem do pensamento do magistério da Igreja, especialmente da encíclica Fratelli Tutti, escrita pelo Papa Francisco sobre a Fraternidade e Amizade Social. Com isso, pretende-se recuperar e alargar conceito originário da Política e sua dignidade que se encontra a muito tempo ferida, difamada, pisoteada, corrompida por agentes públicos, desvirtuada do seu sentido originário. O sentido do Bem Comum, cidadania e o fortalecimento da democracia são valores da Politica a serem resgatados para vivencia da boa política.

Segundo o Papa Francisco “ajudar um idoso a atravessar um rio é caridade primorosa; mas o político constrói-lhe uma ponte, e isto também é caridade. É caridade se alguém ajuda outra pessoa fornecendo-lhe comida, mas o político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que enobrece a sua ação política”. (FT, n. 182).

Observe que o conceito de política passa pelo gesto de amor ao próximo, mas se amplia quando através de projetos de política publicas todos os cidadãos e cidadãs são beneficiados. Aqui se elimina a fonte interesseira e politiqueira do maldito pragmatismo egoísta que predomina na maioria dos políticos.

O ponto de partida é o amor que constrói um mundo melhor. Esta é a melhor política. De modo que se torna urgente que ocorra uma conversão no modo de viver e comportar-se para aqueles que tem vocação para trabalharem na Boa política do Bem comum.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *