Casal destaca participação no 10° Encontro Mundial das Famílias realizado em Roma

Amor em família: Vocação e caminho de santidade, foi o tema que iluminou o X Encontro Mundial das Famílias em Roma. O momento foi marcado pelo encontro com o Papa Francisco, o anúncio do Jubileu das Famílias em 2025 e da 11° edição do Encontro Mundial das Família em 2028, com local a ser definido.

Foram três dias de reflexão, palestras, testemunhos e a presença de muitos casais de diversos países que compartilharam as suas experiências vividas em família.

O casal Afrânio e Flávia Soares, já fizeram parte da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Manaus e do Regional Norte 1, no setor casos especiais e no Núcleo de Formação e Espiritualidade – INAPAF.  Hoje estão como casal referencial da coordenação Nacional do Setor Casos Especiais na Comissão Nacional da Pastoral Familiar  – CNPAF e participam de movimentos na Igreja, tais como Equipes de Nossa Senhora e Encontro de Casais com Cristo – ECC.

Segundo Afrânio, o momento foi marcante na vida do casal, a presença do Papa, os momentos de encontro, os assuntos tratados, tudo encheu o coração.

Ouça a matéria em áudio:

Esta foi a primeira experiência de Afrânio a Flávia em um encontro mundial e o discurso do Papa para as Famílias baseado na Exortação Apostólica Amores Leatitia, os marcou em dois momentos. O reconhecimento das fragilidades existentes na família e uma preocupação da igreja com o acolhimento das famílias em situações de fragilidade.

Haviam 35 pessoas na Delegação Brasileira. As palestras eram proferidas no idioma do palestrante, os participantes contavam com a tradução simultânea e participação de dois casais brasileiros durante a programação. O Papa convocou a igreja a viver na prática a exortação Amores Leatitia, acolhimento, ao discernimento e integração das famílias fragilizadas.

Serão realizadas programações por meio da Pastoral Familiar nos regionais, dioceses e prelazias, para divulgar o conteúdo do encontro mundial. Flávia Soares, esposa do Afrânio, afirma que foi um evento transformador de vida.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar