Procissão fluvial e missa encerram festejos de São Pedro em Manaus

Na tarde desta quarta – feira, 29 de junho, foi realizada a Procissão Fluvial de São Pedro. A festa é tradicional há 73 anos e foi iniciada pela Colônia dos Pescadores de Manaus e hoje conta com a organização da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Educandos.

A Procissão Fluvial partiu do Terminal Pesqueiro da Panair acompanhada de várias embarcações enfeitadas em homenagem ao padroeiro dos pescadores. O trajeto percorreu toda a Orla do Rio Negro até Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro e depois retornou para o Terminal Pesqueiro, onde prosseguiu com procissão terrestre em direção a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo.

Padre Amarildo Luciano e Frei Paulo Xavier estiveram animando a procissão e Dom Leonardo Steiner acompanhou ao lado do ícone de São Pedro Apóstolo. Padre Amarildo destacou a escolha do tema da festa: Fé, justiça e paz e convidou-nos a uma reflexão.

Ouça a matéria em áudio:

Frei Paulo Xavier que participou pela primeira vez da animação, afirmou que temos muitos “Pedros” na atualidade, que seguem suas profissões testemunhando Cristo Jesus.

A embarcação que levou o ícone do padroeiro foi a Campina Grande. Para o proprietário Oziel Mustafa, este é um momento marcante para os fiéis.

A Santa Missa foi presidida por Dom Leonardo Steiner e concelebrada pelo Vice – Provincial dos Redentoristas em Manaus, Padre Amarildo Luciano, o pároco de São Francisco das Chagas, Frei Paulo Xavier, o pároco de São Sebastião, Frei Jomeson de Souza, e o pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Educandos, Padre Alfredo Viana.

Em sua homilia o arcebispo recordou a vida de São Pedro, homem simples, dedicado e que deixou tudo para seguir o mestre. Aquele que ouviu o chamado e se levantou.

Procissão e missa foram transmitidas pelas redes sociais, pela Rádio Castanho FM 103,3 e Rádio Rio Mar FM 103,5.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Confira mais fotos em nossa fanpage: https://www.facebook.com/169342413179901/posts/5214884691958956/