Pastorais Sociais do Regional Norte 1 se manifestam em favor da luta pela Amazônia

Com o objetivo de levantar elementos da conjuntura nacional e da Amazônia, foi realizado no último final de semana, no Centro de Formação Maromba um Seminário: “A Amazônia que temos. A Amazônia que queremos”. A atividade reuniu Pastorais Sociais do Regional Norte 1 que se manifestam em favor da luta pela Amazônia.

Entre as discussões estão a projeção de superação das desigualdades no regional, proporcionar encontros de partilha e experiências, retomar as articulações e formações pastorais em torno do Sínodo para a Amazônia, as Diretrizes da Ação Evangelizadora, o engajamento do Regional Norte 1 nos processos da 6° Semana Social Brasileira e as iniciativas das pastorais a nível regional.

No encontro foi utilizado o método ver, julgar e agir. De acordo com a Secretária Executiva do Regional Norte 1, Irmã Rose Bertoldo, o momento é de fortalecimento do vínculo das dioceses e prelazias.

O Seminário foi organizado nos Caminhos das Águas. Essas águas que passam nas Dioceses e Prelazias do Regional Norte 1. Entre os temas abordados estiveram: Caminho das Águas Rio Solimões: A Amazônia que temos. A Amazônia que Queremos, Caminho das Águas Rio Negro: Sínodo para a Amazônia e Diretrizes da Ação Evangelizada na perspectiva da transformação social, Caminho das Águas Rio Madeira: Pastoral de Conjunto e os desafios e avanços da ação pastoral, Caminho das Águas Rio Javari: Projeto Popular O Brasil que queremos o Bem Viver dos Povos, Caminho das Águas Rio Branco: Experiências do Esperançar das Pastorais sociais.  Caminho das Águas Rio Amazonas: Compromissos pastorais e pistas de ação para fortalecimento da ação Sociotransformadora na Amazônia.

Para a indígena Pira-tapuya da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Janete Marcondes, a oportunidade traz esperança e informações que poderão contribuir para a caminhada da igreja.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar