Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese de Manaus celebra Solenidade de Corpus Christi com missa e procissão

A Igreja Católica celebra nesta quinta – feira, 16 de junho, a Solenidade de Corpus Christi. Com o tema: Eu sou o Pão da Vida (Jo 6,24), a atividade que é promovida pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana, acontece nesta tarde com missa e procissão, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento.

No catolicismo é considerado o dia em que Jesus instituiu a eucaristia. É uma data móvel, celebrada 60 dias após o domingo de Páscoa e que acontece sempre na quinta-feira. O Corpus Christi significa, em latim, “Corpo de Cristo”.

Ouça a matéria em áudio:

Ano passado a celebração foi marcada pela participação de agentes pastorais, movimentos e organismos, além dos fiéis. Todos seguiram o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Apenas 30% da capacidade total da igreja foi ocupada, respeitando as medidas restritivas. Foi realizada a procissão com Jesus Eucarístico nas pontes erguidas na Praça da Matriz devido à grande cheia. O Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner e o bispo Auxiliar Dom Tadeu Canavarros conduziram o momento.

Tapete de Corpus Christi

Em Manaus algumas paróquias realizam a confecção dos tapetes de Corpus Christi. Entre elas está a Paróquia Santa Rita de Cássia, que desde 2019 junto a Pastoral Vocacional, comunidades, serviços e movimentos, se unem para fazer os tapetes. No primeiro ano foram feitos 8 desenhos, com serragem, sal e outros materiais. O responsável pela produção dos tapetes, Gabriel Tomé, destaca que este ano o tema dos desenhos é sobre “Vocação”.

A programação Arquidiocesana inicia às 16h30 com Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, às 17h30 dará início da Procissão, com parada para bênção aos doentes em frente ao Hospital Beneficente na rua – Dez de Julho. Após a procissão acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção solene.

Você acompanha a transmissão da Solenidade de Corpus Christi 2022 pela Rádio Rio Mar FM 103,5.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *