Pastoral da Terra lança Caderno de Conflito no Campo 2021

A Pastoral da Terra lança nesta quarta-feira o Caderno Conflito no Campo 2021. O documento sempre traz os fatos ocorridos no ano anterior. A última edição, o documento abordou o Massacre do Rio Abacaxis. Os registros desses conflitos ocorrem há muito tempo e os cadernos vem como maneira de prevenção e exposição dos problemas enfrentados no campo.

O Caderno de Conflitos no Campo é um relatório anual sobre conflitos no campo a nível de Brasil publicado pela Comissão Pastoral da Terra desde 1985. Ele é elaborado com os registros de conflitos denunciados pelas comunidades camponesas e tradicionais, sejam aquelas que são acompanhadas pela Pastoral da Terra ou por outras entidades e movimentos, destaca o integrante da pastoral em Manaus, Manoel do Carmo.

Ouça a matéria em áudio:

 

Ele é um relatório que denuncia os conflitos e os casos de violência no campo frente ao descumprimento de um direito constitucional voltado aos povos originários, aos camponeses e sem-terra, que é a reforma agrária e a demarcação dos territórios indígenas e quilombolas que se encontra praticamente parado.   Traz informações sobre situações que envolvem a disputa pela posse da terra e território vividos pelas comunidades camponesas.

O lançamento do Caderno de Conflitos no Campo da CPT em 2021, acontece nesta quarta-feira, 15 de junho de 2022 das 8:30 às 12h no Auditório da Maromba, localizado à rua maromba nº 116- Chapada.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários