Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Pessoa Idosa em Manaus, destaca sonhos e desafios

A Pastoral tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, a melhoria da qualidade de vida, respeito aos direitos. Uma equipe de líderes voluntários, acompanham os idosos em domicilio, mensalmente, de preferência, os mais fragilizados.

Entre as realizações práticas da pastoral, estão os encontros regionais para capacitar todos os coordenadores diocesanos e estaduais no novo Guia do Líder. Crescer em 10% o número de Diocese e Setores, Paróquias, Comunidades, Lideres e Pessoas Idosas acompanhadas: O tempo de dedicação depende de cada líder e motivação pessoal, para visita ao idoso e suas famílias. A coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Iara Lanza destaca que a pastoral é um modelo de presença, cuidado e evangelização.

Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e infelizmente este ainda é um dia recordado com muita tristeza. Só no período da pandemia da Covid-19, aumentou em 15%, o número de casos registrados.

Ouça a matéria em áudio:

 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, o  Centro Integrado de Proteção da Pessoa Idosa – CPDI, atendeu mais de 5,7 mil idosos em situação de vulnerabilidade. Foram recebidas em média 5 denúncias por dia nos últimos três anos. Foram 3,4 mil casos com idosos do sexo feminino e 2,3 mil do sexo masculino, entre 60 e 80 anos.

O Papa Francisco afirma que sem os idosos não há futuro, e que a pandemia da Covid – 19 mostrou o despreparo com este público. Em seus pronunciamentos, o pontífice tem sido incisivo na cobrança de uma vida melhor para os idosos, afirmando que não um material de descarte, mas são pessoas com desejos e sonhos e com muitas experiências a ofertar.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *