Arquidiocese de Manaus

Fiéis celebram Santo Antônio com procissão e missa campal

No dia 13 de Junho foi realizada uma das festas religiosas mais tradicionais da arquidiocese de Manaus que foi procissão e missa campal em honra a Santo Antônio que esse ano trouxe como tema Santo Antônio: Educador na Fé, pregador do evangelho e lema: Como Santo Antônio: Falar com sabedoria, ensinar com amor. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner e concelebrada do Pároco Frei Messias Silva e o Vigário Paroquial, Frei John Araújo. A celebração marca o encerramento dos festejos que começaram no dia 1º, na abertura do trezenário presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque.

Antes da celebração, ocorreu a procissão tendo início por volta das 17h saindo da paróquia dedicada ao santo, localizada à rua Padre Francisco, s/n, bairro Santo Antônio, de onde percorreu algumas ruas nas adjacências do bairro. Ao retornar, muitos fiéis já esperavam na quadra da igreja, onde foi realizada a solenidade novamente de forma presencial, após dois anos de pandemia. “Estou muito feliz em poder ver novamente essa alegria proveniente dos festejos de Santo Antônio, ele que é conhecido como santo casamenteiro e padroeiro do nosso bairro merece uma festa assim, com a presença do arcebispo e com o retorno dos fiéis”, disse Anatália Modesto, moradora do bairro há mais de 40 anos.

“Estamos a festejar Santo Antônio, aquele que aceitou o convite de Deus de ir por todo mundo e anunciar o evangelho a todo mundo, sendo um grande pregador. Que o nosso padroeiro nos ensine a gostar de anunciar o evangelho e como Santo Antônio sejamos todos missionários, falando a todos sobre a bondade da trindade criando laços de amor e de respeito”, comentou o arcebispo durante a homilia. Ao fim da celebração, Frei Messias agradeceu a presença de Dom Leonardo, falando a respeito da importância dele estar no meio da comunidade e pediu para que todos estendessem sua mão e fizessem uma breve oração pelo arcebispo e futuro cardeal da Amazônia, antes da benção final, Dom Leonardo também abençoou os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio que foram distribuídos aos fiéis. 

Inauguração da Capela Mortuária

Após a celebração, todos foram convidados para prestigiar a inauguração oficial da capela mortuária que foi construída na área externa da Paróquia de Santo Antônio a partir da emenda parlamentar do Deputado Estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A obra foi autorizada pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Carlos Henrique Lima e pelo Secretário Adjunto de Engenharia, Gustavo Brugnara.

De acordo com Frei Messias, “o espaço tem por objetivo ser um lugar multifuncional, utilizado para realização de velórios, orações e pequenos encontros, atendendo a comunidade que reside nas proximidades da paróquia, e também nos bairros vizinhos, como São Raimundo, Glória, Vila da Prata, São Jorge e Compensa”, disse. A obra custou cerca de R$ 113.215,23, e conta com a adequação das paredes e do piso, além de peças pré-moldadas e colocação de esquadrias de ferro.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *