Arquidiocese de Manaus

Pentecostes 2022: Sambódromo se transforma numa grande catedral reunindo cerca de 50 mil fiéis

Aproximadamente 50mil pessoas se fizeram presentes neste domingo (05/06) para novamente poderem celebrar juntos no Sambódromo, a vinda do Espírito Santo na Solenidade de Pentecostes, uma das mais importantes celebrações da Igreja Católica. O evento esse ano teve um tom todo especial, pois marca a primeira celebração presidida pelo nosso Arcebispo Dom Leonardo Steiner, recentemente nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, e também o retorno do povo de Deus que compareceu em peso, após dois anos de ausência em virtude da epidemia do Covid-19. Para aqueles que não puderam comparecer, tudo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Rádio Rio Mar FM, Rádio Castanho e TV Encontro das Águas.

Esse ano a festa trouxe como lema “Espírito Santa, educa-nos no amor e na sabedoria”, fazendo uma alusão ao tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, e contou com a participação padres, diáconos, seminaristas, congregações religiosas, comunidades, movimentos, pastorais, serviços, toda a força viva de nossa Igreja, além de centenas de voluntários que atuaram durante vários dias na organização do evento, divididos em várias equipes que foram espalhadas na área do sambódromo, tudo realizado sob a coordenação de Pe. Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral arquidiocesano.

“Foram muitas mãos generosas que ajudaram e cedo já estava tudo pronto e arrumado, tanto aqui como nas comunidade que vieram em caravana para essa festa de Pentecostes, onde nós fizemos o link com a CF e pedimos os dons do Espírito Santo para que nos eduque no amor e na sabedoria. A expectativa era muito grande nessa primeira celebração presidida por Dom Leonardo e o sentimento que predomina é o de alegria”, comentou Pe. Geraldo. A ajuda não veio só por meio daqueles que colocaram a “mão na massa”, na chuva ou no sol, mas também pelo gesto concreto que cada fiel era convidado a fazer, trazendo 1kg de alimento não perecível.

E, nem mesmo a chuva que caiu parte da manhã e início da tarde, afastou o povo que aos poucos iam chegando, com capa, sombrinhas e guarda-chuvas, a pé, sozinhos ou em caravanas de suas paróquias e áreas missionárias. Em pouco tempo, a maioria das arquibancadas já estavam lotadas com todos acenando com suas faixas, bandeiras, estandartes, balões, fitas, foguetes e tudo mais que expressavam em cada um, a alegria e a emoção de estarem de volta ao sambódromo, que neste domingo se transformou numa grande Catedral. Por volta das 15h, a animação começou por conta de Francilma Grana e Francisco Tote, que conduziram o momento fazendo a interação diretamente do palco com os fiéis nas arquibancadas.

A programação abriu com a acolhida dos fiéis por setor da arquidiocese e uma das primeiras atrações musicais foi Henrique Santos, o pulmão de aço da paróquia Santa Luzia da Matinha, cantando louvores. O Ministério de Música da paróquia Santíssima Trindade continuou a animação, junto com o Coral da Área Missionária Santa Catarina de Sena, com a ajuda de diversas Áreas Missionárias e Paróquias do Setor Santa Rita, que também ficaram responsáveis pelas leituras e demais ritos litúrgicos.

Durante a celebração, as Equipes de Nossa Senhora ficaram responsáveis pelo ofertório e a dança foi realizada pelas jovens da paróquia Santa Rita de Cássia. A coordenação dos coroinhas também se fizeram presentes em muitos momentos da organização. “Apesar de correr contra o tempo para que tudo desse certo, Graças a Deus tudo ocorreu bem. Só temos a agradecer aos mais de 260 agentes de pastoral e movimentos que trabalharam voluntariamente em várias frentes de serviço”, explicou Welton Matos, responsável pela coordenação de liturgia do evento.

A alegria do Arcebispo

Dom Leonardo não escondia a alegria de estar participando pela primeira nesta festa tão esperada, não só pelo povo de Deus, mais também por ele mesmo. Antes mesmo da celebração, ele caminhou no meio dos fiéis e foi muito bem acolhido. O Arcebispo foi muito solicito, dando atenção e fazendo fotos com todos, religiosos e leigos, que queriam registar o momento ao lado no primeiro Cardeal da Amazônia.

“É um momento muito rico para a nossa Arquidiocese e para nossa Igreja de Manaus, depois de dois anos voltamos a celebrar juntos, transformando o Centro de Convenções numa grande Catedral, com tantas pessoas ligadas também por meio do rádio e da TV, nesse momento bonito para receber o Espírito Santo, trazendo os dons do amor e o sentimento de esperança. Que nós possamos ir para casa com um afeto maior pela nossa cidade, pelo próximo e pelo meio ambiente”, disse o arcebispo durante a coletiva de imprensa realizada minutos antes da celebração.

Cânticos em QRCode e educadores ambientais

Um dos diferenciais desse ano foi a não utilização de folhetos de canto impressos, pois os cânticos do pentecostes foram acessados de maneira virtual, por meio do QRCode. A iniciativa tem como objetivo a preservação do meio ambiente e evitar a produção excessiva de lixo, visto que esse ano o Pentecostes aconteceu no dia do meio ambiente.

Para garantir que ao final do evento o sambódromo estivesse com lixo zero, vários educadores ambientais, estrategicamente colocados, entregaram pequenas sacolas para o povo, de maneira que estes pudessem colocar os resíduos e depois depositar nos lugares corretos para coleta. O projeto Educadores Ambientais teve sua primeira edição no ano de 2019, motivado pela realização do Sínodo para a Amazônia, e baseado na Encíclica Laudato Si.

Apuração da Coleta de Alimentos (Portões  Av. Pedro Teixeira, Av. Lóris Cordovil, Av. do Samba e  Arena da Amazônia

 Total aproximado de 9.350kg

Contagem por alimentos:

  • Arroz: 4.384 kg
  • Açúcar: 1.394 kg
  • Feijão: 1.167 kg
  • Farinha de mandioca: 896 kg
  • Macarrão: 873,50 kg
  • Farinha de trigo: 37 kg
  • Farinha de tapioca: 18 kg
  • Café: 99 kg
  • Leite: 140 kg
  • Sal: 45 kg
  • Bolachas Cream Cracker : 20 kg
  • Flocão/Milharina: 161,50 kg
  • Outros/ diversos (óleo, vinagre, enlatados, achocolatado, molho de tomate, biscoito, material de higiene…): 115kg

Informações e fotos: Érico Pena

Confira a galeria completa das fotos em nossa fanpage clicando em: https://www.facebook.com/169342413179901/posts/5147342025379890/

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *