Pe. Ronaldo Colavecchio realiza o lançamento do seu novo livro: “Na amizade de Jesus a partir da Amazônia”

“Na amizade de Jesus a partir da Amazônia”, este é o título do novo livro de autoria do Pe. Ronaldo Colavecchio que foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira (30/5) no auditório do Centro de Treinamento Maromba. A lançamento da obra contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, do bispo auxiliar Dom José Albuquerque, além de padres diocesanos e jesuítas, seminaristas, ex-alunos do Pe. Ronaldo e vários amigos religiosos e leigos que não esconderam a alegria poder prestigiar o amigo neste momento especial.
O novo livro do querido padre tem a parceria da Arquidiocese de Manaus, o Seminário São José junto com o Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior na Amazônia (ITEPES) e trata da sua experiência de missionariedade de quase 50 anos atuando na Amazônia e traz reflexões sobre a amizade de Jesus a partir de uma espiritualidade encontrada nos evangelhos. Segundo o autor, o livro ressalta Jesus como aquele que acolhe, que reconhecia a liberdade. Após a plenária de lançamento, todos foram convidados a se dirigir até o Seminário São José, onde foi realizado a sessão de autógrafos e um coquetel de parabéns pelos 88 anos que Pe. Ronaldo completa no dia 31 de maio.
Fala dos presentes
Passava um pouco mais das 19h quando o mestre de cerimônia convidou para compor a mesa da plenária, o nosso arcebispo, nomeado cardeal no último dia 29/05, Dom Leonardo Steiner; o Diretor do ITEPES DR. Prof. Pe. Ricardo Castro; o Reitor do Seminário São José Pe. Zenildo Lima para dizer algumas palavras sobre a obra e vida do autor, e Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, finalizou apresentar uma breve biografia de Pe. Ronaldo, mentor, mestre e amigo há muitos anos.
Todos os presentes foram unânimes em afirmar a importância do trabalho do Pe. Jesuíta ao longo de várias décadas. “Já tive o prazer de ler esse livro, são palavras singelas e apropriadas, ditas de modo meditativo que nos ajudam a compreender o que é estar na companhia de Jesus. Só temos a agradecer pela sua presença e dedicação em nossa arquidiocese, um verdadeiro testemunho em nossa história. que Deus lhe abençoe”, disse o arcebispo.  Para o diretor do ITEPES, padre Ricardo, Padre Ronaldo é um exemplo de professor amigo que ensinou construindo vínculos de amizade
Pe. Zenildo, com seu jeito de ser sempre extrovertido, relembrou momentos que passaram ainda no seminário, quando  Pe. Ronaldo era Reitor e tinha um jeito todo diferenciado que ensinar, levando os seminaristas a pensar, questionar e debater sobre aquilo que era ensinado. “Quem aqui já foi aluno ou ouvinte do Pe. Ronaldo, conhece os processos de construção coletiva, que nos convida a conhecer a amizade de Jesus e, por meio desta obra, temos a sensação que temos a interpretação de Jesus, a partir da Amazônia, a partir do nosso chão”, comentou o Reitor do Seminário.
Dom José era um dos mais emocionados, além de contar um pouco da biografia do escritor, também  comentou a respeito de algumas obras já lançada pelo pe. Jesuítas e de suas atividades pastorais, realizadas nas paróquias que já atuou. “Ao longo de 28 anos, Pe. Ronaldo esteve presente em nossa arquidiocese e tem uma história belíssima, foi diretor espiritual de vários padres, é da equipe de formadores, era conhecido como grande pregador de retiros e também estava sempre visitando os hospitais ao longo da semana e aos domingos. Todos nós que estamos aqui, somos de certa forma seus alunos e seus livros sempre mostram de forma simples, reflexões sobre a fé cristã, adquiridas por meio de muitos anos de ensino e trabalho pastoral”, comentou Dom José
Sobre o autor
Ronaldo L. Colavecchio é padre jesuíta americano, naturalizado brasileiro, com mestrado em Teologia. De 1969 a 1981, atuou na evangelização de estudantes nos colégios da Rede Oficial de Salvador (BA). De 1982 a 1985, realizou trabalhos pastorais em Marabá (PA). De 1986 a 2014, em Manaus – AM, ensinou Teologia e Novo Testamento no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES, antigo CENESCH). De 2013 a 2018, lecionou e fez pastoral na Faculdade Diocesana São José, em Rio Branco (AC). Pe. Ronaldo dedicou vários anos de sua vida colaborando na formação eclesial da Arquidiocese e no acompanhamento espiritual de muitos religiosos e religiosas. É autor de alguns livros sobre os Evangelhos e atualmente se dedica a escrever e elaborar textos para estudo e reflexão.