Arquidiocese de Manaus

Lixo Zero: Pentecostes 2022 contará com Educadores ambientais

Lixo Zero: Pentecostes 2022 contará com Educadores ambientais

Dia 5 de junho de 2022 a Igreja Católica de Manaus retoma o Pentecostes no Centro de Convenções. O evento que reúne mais de 50 mil pessoas contará com a ajuda de Educadores ambientais que irão orientar os fiéis para que não haja resíduos após a atividade.

O projeto Educadores Ambientais surgiu no ano de 2019, motivado pela realização do Sínodo para a Amazônia, e baseado na Encíclica Laudato Si. De acordo com a coordenadora, Andreza Weil, a iniciativa, visa desenvolver ações socioambientais e educativas no âmbito da educação ambiental, nas diversas atividades da Arquidiocese.

Antes da festa de pentecostes acontecerão duas formações para os educadores no próximo sábado: Uma na Comunidade Santa Helena no Novo Israel, e outra no Santuário São José, no centro, para os setores: Centro histórico e Pe. Ruggero, que estarão a frente dessa.

Ouça a matéria em áudio:

No pentecostes os educadores entregarão pequenas sacolas para o povo, de maneira que estes possam colocar o lixo e depois depositar nos lugares corretos. Os catadores estarão estrategicamente posicionados com sacolas Big Bag´s para que as pessoas depositem os resíduos, eles receberão e posteriormente farão a coleta.

Além dos educadores, o evento conta com a parceria de 25 trabalhadores da Eco cooperativa, e 25 trabalhadores da Pastoral do Migrante. Durante o pentecostes haverá muita produção de resíduos como latas, garrafas e outros. A possibilidade é de geração de renda e responsabilidade ambiental, um chamado do Papa no Sínodo para a Amazônia.

O coordenador do Setor Padre Ruggero e pároco da Área Missionária Tarumã, Padre Odésio Magno, destaca que este ano não haverá folhas de cântico, o acesso será realizado via Qr Code. O sacerdote ressalta as problemáticas que a cidade enfrenta com o acúmulo de lixo nos rios e igarapés, é preciso cuidar e a educação é o caminho.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *