Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Promoção Humana organiza feira com mãe empreendedoras na Praça Ouro Verde

A praça Ouro Verde, no bairro do mesmo nome, viveu no sábado, dia 7 de maio de 2022, um dia de muita alegria e sucesso pela 1ª. Feira das Mães Empreendedoras, promovida pela Área Missionária Santa Rita de Cássia, através da Pastoral da Promoção Humana, “um serviço voltado concretamente para diferentes grupos e facetas da exclusão social, levando a solicitude da Igreja diante de situações reais de marginalização.” (CNBB)

Para cumprir esse objetivo a pastoral contou com vários parceiros e assim pode capacitar e atender nessa 1ª. Feira, em torno de 40 Mães, que estavam sem recursos financeiros para o sustento de suas famílias, devido pandemia. Fato enfatizado por dona Ivanete, que mãe de 2 filhas e faz tapetes. “A feira foi muito importante, o momento em que nós estamos vivendo é muito difícil, muito complicado, muitos precisando de muita ajuda, e a Igreja está fazendo um papel muito importante nesse momento que a gente precisa, e só temos que agradecer a Deus”, concluiu.

A Feira contou com um vasto e diversificado serviço de Artesanato em madeira, linhas e panos, além de alimentos doces e salgados, roupas, plantas, vasos, brinquedos, bijuterias, perfumes e brechó, viabilizado pela Igreja local em parceria com pessoas e organizações públicas e privadas, voluntárias, que orientaram quanto a normas e critérios profissionais quanto à Comunicação, Atendimento, Precificação, Divulgação, Critérios de Higiene e elaboração dos alimentos, além da preocupação com o meio ambiente e uma proposta de modelo de negócios que objetiva promover uma cultura econômica baseada na comunhão, gratuidade , fraternidade.

Os coordenadores pretendem organizar melhor essas Mães, ajudando-as na formação através de oficinas, onde elas obterão maiores e melhores conhecimentos sobre o empreendedorismo dentro da visão de reciprocidade para inclusão social, através da Campanha Comunidade em Ação, abrangendo mais campos de atuação para alcançar aqueles que estejam em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social.

As Mães empreendedoras dizem que esse é apenas o inicio e querem ir mais longe com o trabalha fruto de suas mãos, dando o seu melhor em carinho e criatividade nas peças por elas elaboradas que vão servir para presentear e alegrar os corações e alma de quem os receber. “Me sinto desafiada e não está sendo fácil, porém a gente não pode deixar de não lutar pelos nossos sonhos, nossas finalidades. Pensar que é um dia de cada vez e uma hora você vai se tornar uma referência” enfatizou D. Darcilene Pire, 45 anos, mãe de uma filha.

A Pastoral da Promoção Humana que iniciou acompanhando 14 famílias há 2 anos, conta hoje aproximadamente 333 famílias cadastradas na Área Missionária, e esse número tende a crescer conforme ressaltou Laura Beleza, animadora em nível de área. O Pároco dessa área missionária, o Frei Eduardo Luís Queiroz, espera novas doações e parcerias de voluntários que doem serviços profissionais, alimentos, materiais de higiene pessoal, valores e recursos. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

Colaboração:  Rita Avelino


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *