Arquidiocese de Manaus

Primeira Fraternidade da Ordem Terceira do Carmo é implementada na Paróquia N. Sra. do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada à rua Silves, bairro Raiz, setor Santa Rita de Cássia da Arquidiocese de Manaus, realizou na noite deste domingo (15/05), a cerimônia eucarística de recepção de 18 irmãos do noviciado e seis irmãos do postulantado admitidos na Fraternidade da Ordem Terceira do Carmo Santa Teresa D’Ávila. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo pároco, Pe. Danival Lopes e contando com a presença também do delegado provincial para a Ordem Terceira da Provincia Carmilitana Fluminense, Frei Bruno Castro Schröeder, vindo diretamente de Belo Horizonte para participar da implementação da primeira Fraternidade da Ordem Terceira do Carmo de Manaus.

A fraternidade Santa Teresa D’Ávila aqui em Manaus faz parte de uma província no Brasil composta por 39 comunidades já formadas da Ordem Terceira e cinco comunidades em processo de formação que juntamente aos frades, monjas e freiras compõem a grande família carmelita espalhada pelo Brasil e pelo mundo. A Ordem Terceira é composta também por leigos que desejam ser sal na terra e luz no mundo assim como a Virgem Maria, um desejo que esteve presente em alguns irmãos por mais de uma década e que agora se torna a realização de um sonho, concluído após formações realizadas  de forma online e até presencial, onde  contou com a presença também do Irmão Davi Rufino, coordenador da Comissão Provincial para Ordem Terceira do Carmo, que esteve presente durante o sábado (14/05), para conduzir o retiro e a celebração de entrada no Postulantado e Noviciado.

“Queridos irmãos e irmãs, hoje nossa paróquia abre oficialmente o noviciado da Ordem Terceira do Carmo, essa associação pública de fiéis que se instala nesta paróquia, onde um grupo de fiéis decidiu viver a espiritualidade carmelitana de acordo com os valores do evangelho após uma preparação intensa de conhecimento deste carisma e em comunhão plena com a Igreja de Manaus, possam anunciar o Reino de Deus, difundir o amor do Pai para toda a humanidade e viver a fé que nos foi passada pelos apóstolos. Que não nos falte a assistência de Deus e da Mãe Santíssima do Carmelo nesta caminhada que vamos subindo rumo ao topo da montanha, para sermos esse sinal luminoso no meio do povo”, disse Pe. Danival ao fazer a acolhida inicial.

De acordo com Frei Bruno, a presença da influência carmelita é enorme na região Amazônica em sua cultura, religiosidade e história, mesmo com a presença carmelita na região ter sido mínima desde que estes deixaram a região à séculos atrás, esta influência permaneceu no consciente coletivo manauara. “Algo que me surpreende muito aqui nesta arquidiocese, é a memória que o povo manauara tem dos Carmelitas, que estiveram aqui no século XVI e o trabalho que eles fizeram deixou raízes que ate hoje estão frutificando, como hoje, nessa implementação da fraternidade que me deixa muito feliz, algo inédito na arquidiocese de Manaus, que está reavivando e reflorescendo depois de muito tempo”, comentou Frei Bruno.

Palavras do Arcebispo

“É uma alegria poder termos em nossa arquidiocese, um grupo de pessoas que deseja seguir a espiritualidade carmelitana, essa espiritualidade que nos ajuda a perceber a presença e a suavidade de Deus que esta sempre em nosso meio nos acompanhando.  O mais importante quando seguimos uma espiritualidade não é o hábito que carregamos e sim o nosso hábito do modo de ser no cotidiano, com palavras e gestos. Ler, ouvir, rezar, estudar, existem muitas obras sobre a iniciação à vida na espiritualidade do Carmelo que devem ser aprofundadas. Que a espiritualidade carmelitana nos ajude a viver ainda mais o evangelho de Jesus e sermos todos cada vez mais, discípulos e discípulas, missionários e missionárias, anunciadores e anunciadoras, para que esse ano seja um ano rico vivendo o evangelho de Jesus”, comentou o Dom Leonardo.

Postulantes na Fraternidade da Ordem Terceira do Carmo de Manaus

  1. Alcileide do Socorro Carvalho da Encarnação.
  2. Fabiana Dos Santos
  3. Bianca dos Santos Gomes
  4. Herinson W da Costa Oliveira
  5. Cristiane Mateus Sanches
  6. Vera Nilce Cid Ferreira

Noviços na Fraternidade da Ordem Terceira do Carmo de Manaus

  1. Alex Soares Lima
  2. Jeisa Carla Santos Da Silva
  3. Pedro Rodrigues Da Silva
  4. Maria Do Livramento Oliveira Da Silva
  5. Márcio Fortes Dos Santos
  6. Gilmara Rodrigues De Oliveira
  7. Maria Eliete Ferreira Campos
  8. Márcia Maria Carodoso Pereira
  9. Maria Laura Mota Sampaio
  10. Maria Tamires Da Rocha Alves
  11. Célia Maria Pereira Sousa
  12. Elza Pimentel
  13. Maria José Machado Monte De Almeida
  14. Nezita Araújo Simão
  15. Padre Danival De Oliveira Lopes
  16. Estácio Alencar Mota Junior
  17. Michelle Augusta Martins Mota
  18. Maria Das Dores Silva e Silva



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *