Arquidiocese de Manaus

PPR celebra um ano do Centro de Acolhida do Povo da Rua Dom Sergio Eduardo Castriani

A Pastoral do Povo da Rua (PPR), celebrou na tarde deste sábado (14/05), um ano da inauguração do Centro de Acolhida do Povo da Rua – Dom Sergio Eduardo Castriani, localizado à Rua Leovegildo Coelho nº 237, na área lateral da Igreja dos Remédios – centro histórico de Manaus. O Centro de Acolhida foi então inaugurado e abençoado há um ano pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, e tem como patrono o arcebispo emérito, Dom Sergio Castriani, falecido em 3 de março de 2021, que favoreceu a implantação da PPR na arquidiocese e sempre teve um cuidado especial com os mais pobres e necessitados.

E há um ano o Centro de Acolhida vem trabalhando diariamente, com a ajuda de muitos voluntários (religiosos e leigos), parceiros e agentes da pastoral da PPR. Possui um espaço físico com uma recepção para atendimentos sociais e atividades da gerência e coordenação, além de um salão com capacidade para 60 pessoas, cozinha semi-industrial, banheiros com 6 chuveiros, dois vasos sanitários e duas pias, lavanderia com duas máquinas de lavar e 2 de secar a GLP.  

Aos sábados a partir das 16h30, tem início a oração do Ofício Divino das Comunidades, seguido da distribuição das refeições (em média 200, recentemente aumentado para 300 por conta da demanda). Por motivos sanitários e do grande número de pessoas, esse momento é feito na área externa do Centro de Acolhida. Terminado esse serviço, as equipes se deslocam para a Praça da Matriz e serve as refeições no local.

Aos domingos, às 16h30 há distribuição de refeições no Centro de Acolhida. Às 17h é a vez da Praça da Matriz receber a oração do Ofício Divino, seguido das refeições. Assim como a reforma, igualmente desafiador é manter um espaço como esse, com serviços específicos, sem descuidar da qualidade e do bom funcionamento do que é oferecido.

Atualmente, os banhos ocorrem somente às sextas (em média de 80 pessoas são atendidas a cada banho). Os atendimentos de assistência social ocorrem nas manhãs das segundas e terças, pois ainda temos expediente externo (visitas domiciliares, institucionais), triagem e lavagem das roupas e toalhas utilizadas no banho, montagem dos kits de higiene, etc.

No fim de 2021, Pe. Alfredo Alencar (CSsR) foi acolhido como assessor eclesiástico, que por sua vez, tratou de engajar os seminaristas residentes na Paróquia N.S. do Perpétuo Socorro (Educandos). Junto aos benfeitores, agentes e voluntários da PPR, entregam força de trabalho às ações da PPR. Para este 1º ano de funcionamento fica o aprendizado de como empreender esforços para o bom funcionamento do local, visando o atendimento de quem está sofrendo nas ruas.

Celebração de um ano

Para celebrar este um ano de atividades intensas, a PPR realizou seu tradicional Oficio Divino, realizado todos os sábados, mas dessa vez contando com a ilustre presença de Dom Leonardo Steiner. “Celebramos hoje um ano dessa casa de acolhimento, onde nossos irmãos que vivem nas ruas podem receber um refeição, tomar o seu banho e lavar a sua roupa, vamos pedir a Deus a graça de podermos continuar a servir os nossos irmãos mais pobres que, como podemos ver pelos testemunhos aqui, todos possuem uma riqueza de espirito muito grande”, disse o arcebispo.

O encontro contou também com agentes da PPR que ao final, distribuíram cerca de 500 refeições, além de repartirem um delicioso bolo comemorativo para este momento especial. “O Centro de Acolhida tem suas limitações, mas busca sempre os acertos, com encaminhamento, orientações e ajuda para aqueles que mais precisam e o nosso papel é esse, servir de bom grado, pois esse é um lugar que existe pois vocês estão aqui conosco e nós existimos porque vocês precisam de nós que sempre tentamos ajudar com compaixão e caridade”, comentou a coordenadora da PPR Cássia Souza.

Doações

Fica o convite aberto a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Manaus que quiserem  ajudar para que o Centro de acolhida continue oferecendo estes serviços indispensáveis a quem já tem tão pouco. Isso pode ser feito através de doações de roupas, calçados, materiais de limpeza e higiene, mantimentos, cestas básicas, proteína animal, bebidas. Também podem ser feitas doações financeiras para a conta bancária da Cáritas Arquidiocesana, através do PIX pprmanaus@gmail.com.

Whatsapp: 92 985975302 Instagram e Facebook: @pprmanaus

Texto colaboração: Jean Antunes,  PPR.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *