Arquidiocese de Manaus

Pe. Humberto toma posse como novo pároco da paróquia Santa Luzia – Matinha

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, presidiu na noite do desta sábado (23/04), a cerimônia de posse do padre Humberto Vasconcelos de Souza, que atuará como pároco da paróquia Santa Luzia, localizada no bairro da Matinha. A Santa Missa foi concelebrada pelo Monsenhor Sabino Andrade e também contou com a presença de vários padres, além dos familiares e amigos provenientes das Áreas Missionárias São Lucas, São Francisco das Chagas e Santa Catarina de Sena e Santa Helena, por onde ele passou e que vieram para prestigiar a sua nova posse e desejar muitas bênçãos em sua nova missão junto ao povo de Deus.

A celebração começou com a entrada dos agentes do Apostolado da Oração trazendo a bandeira do Sagrado Coração de Jesus, em seguida foi realizada a leitura de um breve histórico do novo padre e na sequência iniciou a procissão de entrada dos coroinhas, ministros, padres convidados e celebrantes. “Esse é um momento importante na nossa paróquia onde recebemos um novo pároco e queremos na nossa eucaristia agradecer a Deus por ter alguém que possa conduzir a nossa comunidade”, disse Dom Leonardo ao dar as boas vindas e logo em seguida, Monsenhor Sabino, Vigário Episcopal da Região N. Sra. dos Remédios proclamou a nomeação de Pe. Humberto lendo a provisão enviada pela Cúria Arquidiocesana.

Após esse momento, Pe. Humberto realizou o juramento de fidelidade diante da assembleia. A celebração seguiu seu rito normalmente e, ao fim da homilia de Dom Leonardo   Ao fim da homilia, a celebração continuou com Pe. Humberto fazendo a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público e, após esse momento, foi realizada a profissão de fé e a entrega por Dom Leonardo dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: a chave do sacrário, o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

Após a comunhão, foi realizado a leitura da Ata de Posse pelo Pe. Hilton Brito e na sequência a comunidade proferiu algumas palavras de boas vindas ao novo pároco. Antes da benção final, Pe. Humberto apresentou seus pais e familiares que estavam presentes e disse algumas palavras de agradecimento a todos. “Agradeço a Dom Leonardo por essa missão que me coloca hoje a frente desta paróquia, agradeço também a todas as outras áreas missionárias por onde passei e saibam que vim aqui para amar todos vocês desta paróquia na qual eu espero ser digno da confiança e do amor de cada um de vocês”, disse Pe. Humberto.

Histórico do novo pároco

Pe. Humberto, nasceu na cidade de Manaus aos 14 de novembro de 1982. Filho de Salustiano Corrêa de Souza e Suely Vasconcelos de Souza. Tem mais 4 irmãos: Suelda, Cristiano, Wangles e Luciana.

Ingressou na vida religiosa, iniciando sua vida seminarística em 2006 na cidade de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).
Estudou na cidade de São Paulo. Iniciou seus estudos teológicos na PUC de São Paulo. Depois, seguiu para Brasília, onde morou por um ano. De lá, foi enviado à cidade de Santiago, no Chile, onde recebeu os ministérios do Leitorado e Acolitato, e continuou seus estudos teológicos na PUC de Santiago.
– Em 2015, retornou para Manaus sendo recebido com muita alegria e entusiasmo em nossa Arquidiocese, na vida diocesana. Em 2016, foi recebido no Seminário São José.
No dia 23 de fevereiro de 2017, foi ordenado diácono e no dia 15 de outubro do mesmo ano, foi ordenado presbítero
pela oração da Igreja e imposição das mãos do saudoso Dom Sergio Eduardo Castriani.
– Atuou como vigário nas Áreas Missionárias São Francisco das Chagas e São Lucas.
Em fevereiro de 2018 foi empossado como Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Manaquiri).
Em fevereiro de 2019 foi chamado para assumir como Pároco a Área Missionária Santa Helena e fazer parte da equipe formativa do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Manaus.
-Em março de 2021 se afastou de suas atividades para cuidar da saúde.
No fim de 2021 retornou aos poucos sua missão contribuindo por 3 meses na Paróquia N. Sra. Aparecida (Presidente Figueiredo) e, já em 2022, esteve por 2 meses na Área Missionária Sagrada Família.


Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *