Arquidiocese de Manaus

Paróquia Santa Teresinha realiza a implementação da PPI e o envio de seus agentes

A paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada na Av. J bairro Alvorada 2, celebrou na noite deste domingo (17/04), a implementação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e o envio dos seus primeiros 20 agentes que vão atuar fazendo visitas mensais aos idosos doentes, enfermos ou acamados em suas residências.

“Hoje nós vamos acolher os agentes que vão formar a nova pastoral da nossa Paróquia Santa Teresinha, a Pastoral da Pessoa Idosa, ou simplesmente PPI. Temos jovens, catequese e vários serviços, mas precisávamos dar uma atenção especial aos nossos idosos com essa turma que vai fazer a coisa acontecer e acompanhar os idosos”, disse o pároco Pe. Kleython Cabral que presidiu a celebração.

A PPI foi fundada em 5 de novembro de 2004, idealizada de forma discreta pela Dra. Zilda Arns, uma incansável mulher de muita fé que, mesmo aos 75 anos de idade, seguia forte e cheia de entusiasmo para continuar suma missão e animar outros a seguirem o mesmo caminho, e assim ajudar aos idosos que muitas vezes sofrem não só pelas doenças, mas também pelo isolamento, abandono e solidão.

A PPI vê a realidade em que vive a pessoa idosa em seu contexto familiar, comunitário, sócio assistencial, além de buscar conhecer os serviços que estão disponíveis na comunidade para dar suporte às necessidades da pessoa idosa visitada. Dentro desse contexto e percebendo a realidade que paroquial, Pe. Kleython sentiu a necessidade de se ter um olhar mais voltado para os idosos e daí lançou o convite para algumas pessoas da comunidade ajudar a criar.

Sendo assim, no dia 29 de dezembro de 2021, reuniram-se no salão paroquial as primeiras pessoas convidadas a participar da Sensibilização da PPI. Esse primeiro encontro foi conduzido por uma equipe, onde estava presente a Coordenadora Arquidiocesana da PPI, Iara Lanza; o representante regional da PPI, Ricardo Pinho; e a vice coordenadora do Conselho Municipal do Idoso, Vanda Gondin, que explicaram como funciona a PPI dando os primeiros passos para outros encontros com futuros líderes.

E entre os dias 19 e 26 de março, aconteceu a primeira Capacitação de Líderes da Paróquia Santa Teresinha, sendo conduzida pelos formadores Graça Castro e Ricardo Pinho, com objetivo de ensinar a metodologia da pastoral que se baseia na Palavra de Deus, no evangelho de Marcos 6, 34-44, a descrição da multiplicação dos pães e dos peixes, baseado nos passos do VER, JULGAR, AGIR E AVALIAR.

Todo esse processo culminou com o envio dos 20 agentes que durante a celebração, foram ungidos pelo pároco, fizeram o juramento, que foi conduzido pelas novas coordenadoras Suely Borges e Francisca Murada e receberam um terço de pulso, como sinal que estão evangelizando sob a proteção de Deus e Nossa Senhora, com ousadia e fé.

“Eis aqui diante de vocês uma nova missão, onde cada um de vocês fazem parte dessa bela pastoral e podem ajudar indicando um idoso que precisa de atenção, cuidado e carinho. Cada idoso visitado é uma lição de vida, é muita gratidão e sabedoria, é um olhar de Deus e de ternura que a gente vai levar na casa de cada idoso e sua família, e nessa missão todos saem ganhando, os idosos, vocês e todos nós”,  comentou emocionada Iara Lanza, coordenadora arquidiocesana da PPI.

Para a atual coordenadora da nova pastoral, Suely Borges, é um desafio novo, mas atividades já estão em andamento. “Tudo para nós é novo e ainda estamos em processo de aprendizado, mesmo assim já temos 56 idosos cadastrados que serão acompanhados no dia a dia e, a partir daí vamos iniciar os trabalhos para tirá-los do ócio e desenvolver não só a espiritualidade, mas também atividades físicas”, explicou Suely.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *