Arquidiocese de Manaus

Celebração da Páscoa volta a ser realizada com a presença de fiéis na Catedral Metropolitana de Manaus

Na manhã deste domingo, 17 de abril, o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, presidiu a solenidade de Páscoa ocorrida às 7h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. Concelebrou o pároco, Pe. Hudson Ribeiro auxiliado pelo diácono Edson Ferreira. A celebração foi transmitida ao vivo pela TV Encontro das Águas e pela Rádio Rio Mar FM 103,5 e Castanho FM 103,3 e novamente os fiéis, todos de máscara, voltaram a lotar todos os bancos da Catedral, após dois anos de restrições seguindo as orientações dadas pela Arquidiocese em virtude da pandemia do Covid-19.

A celebração marca o fim da semana santa e representa um momento especial para todo cristão, pois é onde se comemora a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, que venceu a morte e nos trouxe a vida, conforme comentou Dom Leonardo ao fazer a saudação inicial. “Como é bom estarmos aqui queridos irmãos e irmãs, celebrarmos a festa maior da nossa fé, o crucificado, a vida nova, o ressuscitado que passa pela dor, sai do sepulcro e vence a morte. Aqui estamos como mulheres e homens da esperança, essa esperança que Jesus nos adquiriu com a sua morte e ressurreição”, disse o arcebispo que logo em seguida aspergiu água benta na assembleia, recordando o nosso batismo e nos mantendo fiéis ao espirito santo que recebemos.

Foi uma celebração muito aguardada tanto pelos fiéis, quanto pelos celebrantes que estavam ansiosos em poder celebrar junto do povo de Deus esses momentos tão importantes que marcam a Semana Santa. “Queria agradecer a presença de todos nessa celebração da Páscoa do Senhor que é o ápice das nossas celebrações, acompanhamos Jesus à mesa, Jesus na Cruz, silenciamos diante da morte e hoje, podemos celebrar a ressurreição e a vida nova, a ressurreição que ilumina e da sentido à nossa vida, esse deserto que as vezes cada um de nós pode passar. Agradeço também por aqueles que todos os domingos nos acompanham pela tv, rádio e redes sociais, em especial hoje em que celebramos a nossa razão de viver. Agradeço a todas as pessoas que nos ajudaram durante essa semana, foi muito trabalho, mas foi tudo muito bem organizado para que as celebrações tivessem o significado que devem ter e creio que a nossa arquidiocese celebrou bem a sua fé”, comentou Dom Leonardo.

Parabéns e café da manhã com pessoas em situação de rua

 Antes da benção final, agentes de pastoral da Catedral Metropolitana fizeram um singela homenagem à Dom Leonardo pela passagem do seus 17 anos de ordenação episcopal completados no ultimo dia 16 que culminou com o tradicional parabéns a você. Já após a celebração, foi realizado na área do museu da catedral, um café da manhã da páscoa para 80 pessoas que vivem em situação de rua.

“Ao longo do semestre, cada pastoral ou grupo da Catedral ficou responsável de preparar ao menos dois cafés ao povo da rua que vive nas imediações da igreja. Isso faz com que eles possam frequente aos domingos terem essa refeição que é organizada com recurso dos próprios grupos e nesse domingo de páscoa foi organizado pela Pastoral da Acolhida”, disse o pároco Pe. Hudson, logo na sequência Dom Leonardo deu a benção e todos puderam tomar seu delicioso café que além dos itens tradicionais, ainda contou com frutas e até chocolate.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *