Fiéis voltam a caminhar pelas ruas do Centro de Manaus refletindo a Via-Sacra de Jesus na Sexta-Feira Santa

Na Sexta-Feira da Paixão deste ano, ocorrido no dia 15 de abril, a Arquidiocese de Manaus voltou a promover a procissão da Via-Sacra de Cristo pelas ruas do Centro Histórico, tendo sido suspensa esta tradicional atividade devido à Pandemia que se instalou no mundo inteiro.  Centenas de pessoas, por cerca de duas horas e meia, acompanharam as 15 paradas para refletir cada estação da via dolorosa de Cristo, iniciando na Catedral Metropolitana, percorrendo as ruas Sete de Setembro, Visconde de Porto Alegre e Tarumã, finalizando no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Toda a reflexão e oração foi guiada pelo livrinho da Via-Sacra preparado pela CNBB, a partir da temática “Fraternidade e Educação” da Campanha da Fraternidade 2022, apresentando realidades difíceis da atualidade e apresentando uma forma de enfrentar a cada um dos desafios a partir do olhar misericordioso de Jesus, que mesmo em meio a todo o sofrimento lançava olhares de amor e misericórdia, ensinando a ter esperança e agir com sabedoria e amor, com o coração solícito pelos que sofrem.

Segundo Dom Leonardo, Jesus nos dá esperança com sua morte que nos deu vida em ambundância e neste ano a Igreja no Brasil quis refletir a esperança na educação. “A morte e a vida, a vida e a morte. É Jesus dando sentido à morte e dizendo da plenituda da vida pela sua ressurreição. Existe uma expressão muito bonita de Papa Francisco que diz: ‘Cristo nos conquistou o direito à esperança’. A esperança que nós temos na educação, pois a  educação é fundamental para a nossa sociedade. Desperta para a verdade, para a justiça, para a fraternidade, para os direitos, para o cuidado do meio ambiente e tanto os elementos que envolvem a educação. A educação é fundamental. A educação é que ajuda a termos a esperança numa transformação das nossas mentes e dos nossos corações”, destaca Dom Leonardo. 

Esta foi a primeira vez que o arcebispo Dom Leonardo Steiner participou da procissão da Via-Sacra, um dos momentos muito expressivos da Semana Santa, que por dois anos (2020 e 2021) foi feita de maneira restrita em virtude da pandemia.

“A celebração de hoje, na Sexta-Feira Santa, nos conduz ao encontro dessa esperança que é Cristo crucificado, Cristo que morre dando a vida por nós é sinal da nossa esperança porque é sinal de amor. Uma entrega transformativa e isso nos dá esperança, nos dá coragem, nos dá ousadia. E graças a Deus podemos ter as manifestações externas que há dois anos não fazíamos, mas com os cuidados necessários: o uso da máscara, o álcool, um certo distanciamento. Queremos tomar todos os cuidados. Mas é muito importante nós podermos de novo expressar a nossa grandeza da fé. Podemos dizer em quem nós cremos, de quem nós vivemos e a quem nós estamos a serviço”, destacou nosso arcebispo.

Confira algumas fotos que registraram este retorno dos fiéis às ruas do centro de Manaus para expressarem sua fé em Cristo.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários