Arquidiocese de Manaus

Missa da Ceia do Senhor tem rito do Lava Pés após 2 anos da pandemia de Covid-19

A Missa da Ceia do Senhor foi realizada nesta quinta-feira (14/04) na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição com a presença de muitos fiéis. O rito da lava – pés que não acontecia há dois anos devido a pandemia, foi realizado com a participação de educadores e agentes pastorais. Esta é a primeira vez que o Arcebispo Dom Leonardo Steiner, realizou o rito na Arquidiocese de Manaus.

O momento marca o início do tríduo – pascal, que compreende a paixão, morte e ressureição de Jesus. A Missa da Ceia do Senhor com o Ato do Lava Pés, faz memória de Jesus lavando os pés dos discípulos e a última ceia. Esta celebração, marca Instituição da Eucaristia.

Em sua homilia, Dom Leonardo Steiner destacou a entrega de Jesus, sua doação e exemplo de despojamento, por amor ao seu povo.

Ouça a matéria em áudio:

Em seguida da missa, a Igreja se reuniu em vigília ao Santíssimo Sacramento, Jesus na Sagrada Eucaristia ficou exposto para adoração em um tabernáculo. A adoração foi conduzida pela Irmã Cidinha Batista, da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre. Na ocasião, Dom Leonardo, Padre Hudson, coroinhas, ministros e a assembleia acompanhavam de joelhos.

Após a celebração, os homens integrantes da Irmandade do Santíssimo Sacramento, conduziram a imagem de Nossa Senhora das Dores até o colégio São Doroteia, onde na sexta-feira santa, na quarta estação da Via Sacra, seguirá junto com os fiéis até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Confira a galeria de fotos completa em nossa fanpage clicando no link: https://www.facebook.com/169342413179901/posts/5001673773280050/

Nesta sexta – feira santa acontece a Via – Sacra, onde os fiéis revivem os passos de Jesus, rumo ao calvário. Às 8h acontece a procissão, que segue da Catedral para o Santuário de Fátima. Às 15h é a Celebração da Paixão do Senhor, único dia em que a Igreja Católica não realiza a Consagração Eucarística.  Os fiéis são convidados a beijar a Cruz de Jesus, mas devido a pandemia, este ato será simbólico e os fiéis irão apenas contemplar o crucifixo.

Após o momento, acontece a Procissão do Senhor Morto, as imagens da Via Sacra, junto com a imagem do corpo de Jesus, saem em direção a catedral. Ao chegar na matriz, os fiéis realizam momento de oração.

Acompanhe a transmissão ao vivo pelas redes sociais e Rádio Rio Mar 103,5 FM.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar 

Trajeto da Via – Sacra 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *